Integrador, nesse artigo, vamos passar por todos os pontos que você deve estar atento quando fizer um projeto solar, desde o pré-dimensionamento até a fase de entrega dele. Vamos?
Um projeto de energia solar é muito específico e possui muitos detalhes que às vezes deixamos passar, mas que podem acabar gerando muitos custos desnecessários para a empresa.
Por isso, nesse artigo vamos abordar o que você precisa ficar atento em cada etapa do projeto, para ele sair da melhor forma possível para você, integrador, e para o seu cliente.
Dica 1: Dimensionamento do projeto
O dimensionamento é a etapa que vai garantir que a instalação de um sistema fotovoltaico seja bem-sucedida e é nela que você poderá obter informações sobre a radiação e irradiância no local de instalação, tamanho do sistema, potência etc.
No entanto, um erro muito comum entre integradores é não tirar as medidas certas do local de instalação e, com isso, sua instalação será prejudicada porque os tamanhos dos módulos não estão proporcionais ao local que elas serão colocadas.
Dica 2. Inspeção técnica
Esse é o momento de se certificar que as condições estão ideais para a instalação do seu projeto e colocar tudo em prática.
Na inspeção, fique atento não apenas ao tamanho do telhado que onde vai acontecer a instalação, mas também se ele consegue ter sustentação suficiente para comportar a usina.
Dica 3: Homologação
Para colocar em funcionamento um sistema fotovoltaico, seja ele residencial ou comercial, é preciso passar por algumas etapas de regularização junto à concessionária de energia que opera na região.
Nessa etapa, é importante conferir se as documentações técnicas e comerciais estão preenchidas da forma correta, para que o cliente não tenha problemas.
Dica 4: Instalação
A principal causa de erros na instalação do sistema fotovoltaico é a falta ou a não preocupação com as etapas prévias a ela, o dimensionamento e a inspeção técnica.
Ao deixar de fazer a visita técnica e olhar a localização no google earth por exemplo, nem sempre a imagem estará atualizada se tem alguma casa maior do lado, se tem sombreamento, além de nem todos os telhados serem próprios para essa instalação, entre vários outros problemas.
Não é só porque funcionou em um projeto anterior que nesse vai funcionar. Os projetos e os clientes são específicos e precisam de atendimento personalizado.
Dica 5: Entrega do projeto
Ao finalizar o seu projeto, não deixe de explicar para o cliente os próximos passos, inclusive sobre a troca do relógio e também sobre o tempo de garantia.
Nessa etapa, é importante fazer o cliente se sentir seguro, então informe-o sobre possíveis manutenções e suporte técnico que ele terá com o seu sistema fotovoltaico.
Tendo cada um desses cuidados em cada etapa do seu projeto solar, com certeza sua empresa será vista com excelência pelo mercado e pelos seus clientes.
Agora, um resumo do que vimos nesse artigo:
Você gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer te ajudar!