Ícone do site Blog do Luvik

Desvendando indicadores comerciais na solar

Tatiane Carolina
3 anos atrás

Você já deve ter ouvido falar sobre como é importante implementar e acompanhar indicadores na sua empresa, não é mesmo?

Visando a importância do acompanhamento de métricas, hoje vamos falar sobre indicadores comerciais. Implementar indicadores não é nada complicado, a dificuldade reside em estabelecer a constância de abastecimento de dados e monitoramento dos mesmos, mas neste artigo vamos te mostrar algumas técnicas e desvendar esse universo para você!

Antes de começarmos, é necessário refletirmos sobre a importância de implementar uma cultura de dados na sua empresa, assim, auxiliando no processo de tomada de decisões de negócios baseado em dados.

Ter uma visão dos números/dados/informações facilita a criação de um plano de ação estratégico que colabora com o crescimento da empresa.

Vamos conhecer os 4 principais indicadores comerciais na energia solar?

1) Taxa de Conversão

Relação entre as oportunidades recebidas e quantas se tornaram vendas efetivas.

2) Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Quanto você investe para que o lead se torne seu cliente.

3) Ticket Médio

Relação entre quantidade de vendas e o valor monetário delas. Ele serve para mostrar se vale a pena manter os esforços para conquistar determinados clientes, baseando-se na lucratividade que cada um traz.

4) Ciclo médio

Relação do tempo médio necessário para que uma nova venda seja realizada. Esse ciclo deve ser calculado desde quando você prospecta e o cliente responde positivamente. Esse indicador é muito importante, pois se a sua equipe leva menos tempo para vender, logo, ocorre um impacto na receita.

É válido ressaltar que é interessante você conhecer o tempo médio de cada etapa do processo para que você consiga avaliar e melhorar.

Se o seu ciclo médio de vendas é de 30 dias, e você conseguir que ele caia para 30 dias, a receita da sua empresa pode chegar a dobrar. A sua equipe passa a gerar duas vezes mais valor por hora trabalhada. Legal esse indicador, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!

Até a próxima!

Categorias: Ferramentas de gestão
Deixar um comentário

Blog do Luvik

Ir para o topo
Sair da versão mobile