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Posicionamento de marca no mercado solar

Integrador, saiba como um bom posicionamento de marca pode destacar sua empresa no mercado e alavancar suas vendas.

Com o crescimento exponencial do mercado de energia solar e do número de empresas integradoras, ter um bom posicionamento de marca pode ser o ponto crucial neste cenário competitivo.

Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), até o presente momento temos mais de 15 gigawatts (GW) de potência operacional, considerando geração centralizada e distribuída, conforme a figura abaixo.

Figura 1 – A Evolução da fonte solar fotovoltaica no Brasil.
Fonte infográfico da ABSOLAR n.º43

Esses dados representam marcos importantes, pois demonstram o crescimento da energia solar no nosso país. Houve uma queda brutal no preço dos equipamentos fotovoltaicos ao longo do tempo, ajudando a impulsionar o setor, aliado a programas de subsídios do governo, conscientização de sustentabilidade e abertura de novas linhas de financiamento que permitiram a inclusão da população de baixa renda na energia solar. A evolução da fonte solar fotovoltaica tornou-se propulsão para a competitividade no setor que gerou mais de 459 mil empregos no país.

COMO SE DESTACAR NESSE CENÁRIO COMPETITIVO?

Ter um bom posicionamento de marca é muito importante, pois aumenta a visibilidade da empresa, melhora a percepção dos clientes, torna a empresa relevante e rentável.

O posicionamento de marca está alinhado com a identidade da empresa no mercado. É a forma como a empresa é lembrada, se tornando memorável para o consumidor final. É um processo integral e abrangente. Envolve conexão entre a empresa e o consumidor, pois o consumidor precisa se identificar e se sentir conectado com a marca para comprar.

Essa conexão acontece no ambiente “real” mas também ocorre no ambiente digital, sendo muito importante a presença da empresa nas redes sociais. Abaixo, elenquei 4 benefícios principais para as empresas integradoras:

Para estabelecer uma estratégia de posicionamento da sua marca, é necessário um bom planejamento, analisando informações e objetivos da empresa. Antes de estabelecer metas pensando no futuro, é necessário constatar qual o nível atual de visibilidade e autoridade de sua empresa no mercado solar. Confira alguns pontos importantes que deverão ser levados em consideração durante a elaboração da estratégia:

1) Faça uma pesquisa de mercado, analise o posicionamento das empresas de energia solar da sua região.

Elas são ativas nas redes sociais? Que tipo de investimento elas fazem que fortalecem a marca? Tem algum ponto que você precisa melhorar na sua empresa?

2) Tenha um site atrativo e com informações claras e objetivas.

A sua comunicação precisa ser assertiva com os clientes. Um site transmite maior credibilidade para quem pesquisar pela sua empresa. Os textos do site irão informar ao cliente como sua empresa trabalha, quais são os valores que a sua empresa carrega no DNA, entre outras informações que podem te ajudar a criar conexão com o cliente.

3) Reforce qualidades que diferenciam a sua empresa das outras.

Como é seu processo de entrega de usina? Você faz check list de visita técnica? Check list de comissionamento do sistema? Você oferece pós venda? Pense nas qualidades e características que sua empresa possui.

4) Análise de possibilidades de conteúdos educativos que você pode oferecer aos consumidores.

Tenha em mente que a energia solar é uma venda consultiva. Se você auxiliar o consumidor na tomada de decisão, explicando os benefícios, como funciona… Por que ele não fecharia com você?

5) Procure humanizar sua marca.

Pessoas compram de pessoas. Quem representa a sua marca? Como a sua marca quer ser lembrada? Qual linguagem vai ser usada? Algo mais despojado? Algo mais formal? Alinhe a comunicação com a sua equipe.

DICA EXTRA: Se você ainda não tem um site e não posta nada nas redes sociais por falta de recursos para contratar uma agência… esse momento acaba aqui e agora!

Com o Luvik você encontra a solução completa para vender mais! Você tem a opção de ter um site lindo e totalmente personalizável para sua empresa, além de ter a possibilidade de usar o Luvik Publi, ou seja, você vai ter acesso a várias artes prontas para uso já com o seu logotipo, para te ajudar a se posicionar no mercado.

Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente!

Até a próxima!

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