Ícone do site Blog do Luvik

Existe um  momento certo para reaquecer ou demitir leads no mercado de energia solar?

Os leads são como os raios solares para uma empresa de energia solar: eles são a fonte de crescimento e sucesso. Mas nem sempre é fácil manter esses leads brilhando durante todo o processo de vendas. 

Decidir se devemos descartar ou tentar reacender o interesse de um lead pode ser tão desafiador quanto dimensionar um projeto solar em uma área sombreada. 

Neste artigo vamos aprender a identificar os sinais que indicam quando é hora de dizer adeus a um lead e, ao mesmo tempo, conhecer estratégias para reacender o brilho daqueles que ainda podem se tornar clientes valiosos.

Leads que provavelmente estão aptos a serem demitidos

Leads que não respondem ou não interagem: Seus esforços de comunicação e marketing têm sido em vão e o lead não demonstra interesse em conhecer as soluções que sua empresa pode oferecer.

Por exemplo: E-mails não são abertos, ligações não são atendidas e as interações são praticamente inexistentes.

Leads que não têm mais interesse em seu produto ou serviço: Após analisar as interações anteriores, fica claro que o lead não possui mais interesse na solução oferecida. 

Por exemplo: Durante as conversas trocadas o lead demonstrou que a energia solar não é mais sua prioridade no momento.

Leads que não estão qualificados para se tornarem clientes: Uma qualificação mais detalhada revela que o lead não possui os critérios técnicos ou financeiros necessários para se beneficiar da energia solar. 

Por exemplo: O lead não possui o recurso financeiro, ou a solução é tecnicamente inviável para o espaço apresentado pelo lead.

Leads que não se encaixam no perfil de cliente ideal da sua empresa: Cada empresa possui um cliente ideal, e nem todos os leads se enquadram nesse perfil. 

Por exemplo: Alguns podem estar fora da sua área de atuação ou não ter as características que alinham com as soluções apresentadas.

Estratégias para reaquecer os leads

Avaliar o histórico de interações com os leads no CRM: Analise o histórico de comunicações com o lead e identifique possíveis pontos de contato não explorados. 

Por exemplo: Verifique toda a comunicação e tente encontrar pontos não abordados, que podem fazer mais sentido para o possível cliente.

Personalizar as abordagens de acordo com as preferências dos leads: Use as informações coletadas sobre os leads para personalizar as mensagens e ofertas.

Por exemplo: Após o estudo mais completo, a respeito do lead, tente personalizar toda a comunicação e apresentação das soluções de acordo com o novo estudo.

Ofereça conteúdo relevante e de valor para os leads: Faça de suas redes sociais, site e blog uma vitrine. 

Por exemplo: Forneça informações valiosas sobre energia solar, cases de sucesso e feedback de clientes satisfeitos. Isso pode ajudar a reacender o interesse e demonstrar sua autoridade no setor.

Como tomar a decisão: demitir ou reaquecer?

Analisar o custo-benefício de manter leads inativos:

Por exemplo: Avalie se os recursos investidos na tentativa de reaquecer um lead inativo serão justificados em comparação com o possível retorno financeiro.


Considerar a possibilidade de reaquecer leads desinteressados:

Por exemplo: Existem leads que podem não estar interessados em um determinado momento da abordagem, por algum motivo pessoal ou técnico, mas que a equipe qualificou como um possível cliente no futuro.

Dica extra para ajudar na decisão de demitir o lead ou continuar a investir no mesmo

Os leads podem estar em diferentes momentos da janela de compras, já exemplificada em artigo anterior sobre qualificação de leads

Caso a equipe não seja capaz de identificar o momento certo por falta de interação do mesmo, uma mensagem educada terminando o atendimento, pode ativar o sentimento de escassez e por ventura retomar a conversa.

Seguem dois exemplos de mensagens para término do atendimento:

“Bom dia Sr. João, após algumas tentativas de contato, sem resposta, venho através deste encerrar nossa comunicação, pois não é nosso intuito forçar uma decisão, que no momento pode não ser uma prioridade para o Sr. Fico a disposição para quando for o momento oportuno para retomarmos a nossa conversa. Grande abraço e tudo de bom!”

“Bom dia Sr. João, após algumas tentativas de contato, sem resposta, venho através deste encerrar nossa comunicação, pois creio que talvez não seja o Sr. o decisor sobre a solução oferecida e o intuito não é forçar uma conversa. Caso possa me indicar, a pessoa com quem eu possa tratar a respeito, fico muito agradecido! Grande abraço e tudo de bom!”

Note que estes são apenas alguns exemplos de mensagens, chamadas de break up, que podem ou não levar o possível cliente a tomar uma atitude. Lembre-se sempre de ser cordial ao criar suas próprias mensagens. 

Apesar de existir várias estratégias para o tratamento dos leads, podemos perceber que não existe uma  verdade absoluta para saber quando desistir ou reaquecer leads, pois cada empresa e cada lead são únicos. 

O importante é compreender a importância de se estudar cada lead, os sinais que indicam a necessidade de desistir e as estratégias efetivas para reaquecer leads desinteressados. 

Monitorar o desempenho dos leads através de um CRM e ajustar as estratégias conforme necessário são fundamentais para otimizar as vendas e garantir o crescimento contínuo do negócio.

Cada interação com os leads deve ser vista como uma oportunidade de aprendizado, permitindo que a empresa refine suas táticas e maximize os resultados em suas campanhas de vendas.

Como sua empresa tem demitido ou resgatado possíveis clientes?

Sair da versão mobile