Integrador, se você ainda não se preocupa com o seu pós-venda, saiba que você pode estar deixando de ganhar dinheiro!
O pós-venda de um serviço de energia solar é essencial para qualquer empresa que queira ser referência no mercado – e, consequentemente, ganhar mais e também ser indicada mais vezes.
Essa é uma etapa essencial para garantir que tudo está funcionando como o planejado. E ao contrário do que se pensa, um pós-venda de excelência não é sobre estar disponível se o seu cliente tem algum problema, mas ser proativo e mostrar preocupação com ele, para assim fidelizar e encantar esse cliente.
Após a instalação, o seu cliente não pode se sentir desamparado. É preciso entender quais são as principais necessidades que surgem após a instalação da usina fotovoltaica e oferecer uma solução para cada um desses problemas.
Ao já ter essas soluções antes mesmo que o seu cliente precise delas, você tem a oportunidade de fazer novos negócios, agregar valor aos seus serviços e ter a sua empresa indicada para outras pessoas pelo bom trabalho feito.
Mas como fazer isso?
Essas são algumas sugestões de soluções que você pode oferecer para o seu cliente:
1. Suporte técnico
Ter um suporte técnico é essencial para o seu cliente se sentir seguro com a escolha que ele fez. Ele quer saber que se houver qualquer problema, ele pode contar com você.
Você pode oferecer um canal online para o seu cliente falar com você e auxiliá-lo com a fatura, com o gerador ou com qualquer problema que ele tenha com o sistema fotovoltaico.
Saiba que é essencial o cuidado no momento da entrega da usina, pois se você explicar para o cliente todas as informações necessárias, entregar cartilha com explicações, ou até mesmo manter um blog ativo, isso ajudará o seu suporte técnico a ter materiais de apoio, caso você ainda não tenha uma equipe só para isso.
É importante você definir o processo de atendimento do suporte técnico, levando em consideração o custo de um profissional ir até a casa do seu cliente. Tenha parâmetros e no momento da venda do gerador, explique como funciona o seu pós venda. Se você faz esse suporte gratuitamente, tenha a certeza de que isso não está prejudicando sua empresa, ou que está embutido no centro de custos de alguma forma.
2. Manutenção preventiva
A manutenção preventiva garante ao cliente que você não vai esperar algum problema acontecer para que depois seja resolvido. Oferecer um serviço preventivo faz o seu cliente perceber que você se importa com ele. Por isso, é interessante ter um software de monitoramento e estabelecer o acompanhamento contínuo, assim, se ver que o sistema não está gerando por algum motivo, você consegue se antecipar.
3.Relatórios de consumo e medição de performance
Relatórios que informam como o sistema está performando ajudam o cliente a entender que ele fez um bom negócio e que a sua empresa fez um bom trabalho. Esse serviço demonstra a transparência do seu serviço com o seu cliente.
Você pode fechar mais vendas se explicar que os relatórios são entregues, pode ser um grande diferencial em relação aos seus concorrentes!
4. Limpeza de painéis
Oferecer esse serviço é excelente por ser recorrente. Você pode indicar para o seu cliente uma frequência de limpeza e lucrar com isso de tempos em tempos.
BÔNUS: Estabeleça um programa de indicações! Se o seu cliente fizer X indicações, você pode retribuir de alguma forma para ele, deixando-o feliz e incentivado a indicar para mais pessoas.
Essas são apenas algumas sugestões, mas é importante que você tente entender quais são as necessidades dos seus clientes para conseguir lucrar com o seu pós-venda.
A seguir, veja o resumo:
Você gostou desse artigo?
Ficou com alguma dúvida?
Deixe aqui nos comentários! Será um prazer te ajudar!