Integrador, nesse artigo, vamos mostrar a importância de ter um bom pós-vendas e como estruturá-la.

Ao longo dos meus anos de consultoria no setor, percebi e percebo muitos integradores que vêem o serviço de pós-vendas como algo que onera custos, algo que só traz problemas. A pergunta que eu sempre faço é: Quanto custa sua empresa perder oportunidades de ganhar e satisfazer mais seus clientes?

A seguir, vou tratar de alguns pontos importantes a serem pensados e aplicados no seu pós-vendas! Vamos lá?

Gestão de Relacionamento

O pós-vendas faz parte da gestão de relacionamento com os clientes. Isso permite que os clientes fiquem mais satisfeitos e, inclusive, fidelizados. Você já se perguntou se os seus clientes se sentem confortáveis de indicar sua empresa? Se você estruturar um programa de indicações, poderá ter receita recorrente.

Gestão de Suporte

Qual é o processo de atendimento ao cliente que precisa de algum tipo de suporte? Quais são as responsabilidades da sua empresa? Em quanto tempo você precisa atender um chamado? Você já tem a definição de como gerenciar esses chamados? Aqui no Blog do Luvik, já escrevi quanto ao Como mapear processos, clique aqui.

Gestão de Serviços

Você pode ter o serviço de monitoramento para manutenções preventivas, prestar o serviço de limpeza, manutenções corretivas para clientes “órfãos” de outra integradora. Mas, se você não tem pacote de serviços formatados, como você irá ofertar?

Há uma brincadeira que faço com os integradores, onde eu falo: “fazer o cliente continuar satisfeito depois de ter comprado é o mesmo que um casamento, que continua fazendo duas pessoas felizes após determinado tempo”. Se no casamento os parceiros precisam mostrar atenção, interesse e demonstrar, todos os dias, que a pessoa que está ao lado é única mesmo depois de tanto tempo, a relação com o cliente também deve ser assim. Afinal, são 25 anos de vida útil do sistema, não é mesmo? Esse é, inclusive, um excelente argumento no momento da venda: A empresa concorrente tem todo o suporte e solidez necessária para prestar um pós-venda ao longo dos anos?

Além disso, levando em consideração que conquistar um novo cliente é considerado cinco vezes mais caro do que vender outros produtos e serviços para um consumidor já conquistado, a estratégia de pós-venda se torna ainda mais poderosa e necessária. Aqui vão algumas dicas!

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Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

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