Saiba como criar conteúdos estratégicos de energia solar para converter em vendas

No contexto em que estamos, é muito importante que sua empresa tenha presença digital nas redes sociais. Os consumidores estão cada vez mais assíduos por informação, atendimento ágil e empoderamento no momento da decisão de compra. Você sabe como auxiliar nesse processo, potencializando suas oportunidades de vendas?

A primeira coisa que precisamos pensar é que toda produção de conteúdo tem que ser realizada de forma estratégica, para que consequentemente, seja possível fazer com que este conteúdo “trabalhe” para vender a sua empresa. Você deve estar pensando: como criar conteúdo que gera vendas?

Todo conteúdo postado nas redes sociais “vende” indiretamente ou diretamente a sua empresa, por isso é importante postar conteúdos estratégicos, realizando uma boa gestão de comunicação.

A seguir, vamos tratar de como você pode fazer isso na prática. Bora lá?

Aprendendo estruturação da estratégia matriz de conteúdo

Integrador, imagine que você fez assinatura da revista Tatizão Solar, ou seja, você espera que em todas as edições que receber, você encontre: artigos, notícias, dicas, voltadas para esse tema, certo? Mas você já reparou que dentro das revistas, nós temos algumas páginas que podem ser um pouco desconexas do tema principal, porém, ainda assim, relevantes? Vamos pensar numa revista de carros, lá dentro pode ter:

  • Artigo contando a história de um apaixonado(a) por carros;
  • Anúncio de lava rápidos, pneus, rodas;
  • Matéria sobre um empreendedor(a) que vende personalização de carros;
  • Notícia sobre uma aquisição de montadora de carros no Brasil;

Onde eu quero chegar com isso? Já pensou que “chato” seria se na revista houvesse apenas fotos de carros? Sem conteúdo, sem pautas interessantes e diversificadas? É essa sensação que você pode passar para o cliente, se você postar somente fotos de kit fotovoltaicos.

Para diversificar conteúdos, é necessário estruturar uma estratégia, onde cada conteúdo tenha um objetivo específico com o leitor (no nosso caso, com o futuro cliente), essa estratégia é a matriz de conteúdos:

Mas… como aplicar isso em um funil de vendas de energia solar?

Você já deve ter ouvido falar de funil de vendas, não é mesmo? Uma matriz de conteúdos bem definida pode te ajudar a potencializar fases do seu funil. Pensando nisso, nós deixamos preparados um modelo de funil para você se inspirar e ficar por dentro deste assunto:

Observando o funil acima, podemos perceber as “fases” pelas quais o cliente passa até o momento de decisão de compra. Desta forma, é possível elaborarmos conteúdos que atendam essas diferentes fases, de modo com que os visitantes de suas redes sociais se tornem clientes. Vamos pensar em alguns exemplos?

Exemplo 01 – Fase Visitante

Objetivo: Aprendizado e Descoberta
Matriz de conteúdo: Entreter ou Inspirar
Análise: Nesta fase, é importante ter um conteúdo para entreter ou inspirar, pois este conteúdo vai despertar o desejo do visitante em saber mais. Por isso, é importante que seja um conteúdo de teor emocional (faça rir, entretenha, inspire através de uma história ou notícia).

Exemplo 02 – Fase Lead

Objetivo: Reconhecimento do Problema
Matriz de conteúdo: Educar
Análise: Nesta fase, é importante ter um conteúdo para educar. O visitante já entendeu que é um assunto interessante, mas talvez ele precise de um “empurrãozinho” para reconhecer que ele está pagando caro na conta de luz e precisa de uma ajuda sua.

Exemplo 03 – Fase Oportunidade

Objetivo: Consideração da Solução
Matriz de conteúdo: Educar e Convencer.
Análise: Nesta fase, é importante ter um conteúdo para educar e convencer, ambos sendo trabalhados de forma paralela. Aqui, o lead já está mais maduro: já sabe que tem um problema, já sabe que você tem uma solução para este problema. Mas nesta fase ele vai querer mais informações sobre os “próximos passos”, vai querer saber das opções, dos processos, dos prazos, e neste meio, é importante você mostrar como faz corretamente (ou seja, convencendo que você faz).

Exemplo 04 – Fase Cliente

Objetivo: Decisão da Compra
Matriz de conteúdo: Convencer.
Análise: Nesta fase, é importante você ajuda-lo a tomar a decisão de compra, ou seja, ajuda-lo a identificar que a melhor decisão de compra é fechar com sua empresa! É aqui que é importante você elaborar conteúdos de prova social, ter fotos dos sistemas que já foram instalados pela sua empresa, usar conteúdos que o ajude a tomar da decisão.

Agora é só colocar em prática! Você gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer te ajudar!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

2 Comments

  1. Gostaria de saber se há mais conteúdo com essa proposta, muita gratidão por expandir conhecimento!

  2. Rogério Bressan Reply

    Boa tarde. Primeiramente agradeço por ter me enviado o conteúdo.
    Muito interessante, bem apresentável, limpo, com informações pontuais nas quais iremos transforma-las em ferramenta e conteúdo de trabalho com nosso time de vendas, material este também para ser trabalhado com novas lideranças.
    Blog promissor.

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