A Energia solar é uma das fontes de energia renovável mais promissoras e sustentáveis disponíveis atualmente.

Com a crescente demanda por sistemas de energia solar e a geração de inúmeros postos de trabalho é de extrema necessidade desenvolver uma política adequada de pós vendas nas empresas. 

Segundo a pesquisa Greener a maioria das vendas no setor, vem de clientes satisfeitos. Então como obter mais indicações?

O pós-vendas na energia solar é uma série de atividades que o integrador desenvolve para garantir o pleno funcionamento do sistema do cliente. Dentre essas atividades estão:  tirar dúvidas com relação a faturamento, gestão de créditos, seguro, manutenção preventiva entre outros. 

Vamos então listar 6 pontos para manter o melhor relacionamento com o cliente, preste muita atenção no sexto:

1 – Capacitação dos técnicos, estudo das normas e novas tecnologias

O Integrador solar deve estar antenado às melhores práticas de instalação, seguindo todas as normas e recomendações em instalações elétricas.

Portanto deve estar sempre atento às tecnologias mais modernas, estudos sobre equipamentos, proteções e infraestrutura adequada, buscando sempre confiabilidade e eficiência.

Deste modo ele garante uma sobrevida maior dos equipamentos e infraestrutura elétrica para funcionamento dos mesmos.

Estar sempre por dentro da Regulamentação do Setor,  vai garantir a confiança necessária  para a escolha das melhores soluções.

2 – Visita técnica.

Para melhor atendimento das necessidades do cliente, o integrador deve fazer uma visita técnica para estudar o local de instalação da usina. Nessa visita o técnico deve analisar a posição das placas, direcionamento, sombreamento, infraestrutura para cabeamento com foco nas  distâncias de cada componente e proteções a serem utilizadas. 

É muito importante também um laudo estrutural em caso de telhados para garantir que o mesmo suporte a quantidade de placas a ser instalada.

A visita técnica deve ser consultiva, tendo em mente que a maioria dos clientes são leigos e é obrigação do integrador instruí-lo para obter os melhores resultados com o seu sistema.

3 – Dimensionamento correto do sistema.

Após o levantamento das necessidades do cliente na visita técnica e de todos os fatores técnicos envolvidos para se chegar a solução é hora de dimensionar corretamente o sistema.

O dimensionamento não leva em conta apenas os detalhes técnicos obtidos, mas também uma previsão de aumento de cargas por parte do cliente.
Todos esses detalhes devem ser muito bem conversados no processo de venda, pois além da economia gerada ao cliente final e sustentabilidade, o sistema de energia solar traz também conforto em se utilizar um ar condicionado que estava parado e alguns equipamentos elétricos.

Deve-se sempre levar em consideração que o cliente final, principalmente o residencial, muda os seus hábitos de consumo após a instalação do sistema. Então deixar uma sobra de geração em cima da média atual de consumo, pode evitar reclamações futuras. É importante sempre deixar o cliente ciente do porquê de todos os cálculos.

4 – Investimento na capacitação da equipe de suporte e atendimento ao cliente.

Após instalar o sistema solar, principalmente durante os primeiros meses, é normal o cliente ter dúvidas com relação ao faturamento e entendimento da nova fatura de energia.

Podem surgir dúvidas em relação a nova leitura do medidor bidirecional, monitoramento de geração, utilização dos aplicativos e também as novas nomenclaturas com que ele não estava acostumado.

É de extrema importância a equipe de suporte e pós vendas estar treinada para sanar estas dúvidas de maneira didática e simples, passando tranquilidade ao cliente final.

5 – Gestão dos créditos e monitoramento do sistema.

Esta é uma das partes mais importantes do pós-vendas, pois é onde o integrador vai garantir o melhor retorno sobre o investimento para o seu cliente.
O monitoramento mensal da geração do cliente garante que a empresa confira mês a mês se está entregando a geração prometida, bem como se o cliente está mudando hábitos de consumo não previstos. O acompanhamento com relatórios mensais dará tranquilidade ao cliente final de que está recebendo o que comprou.

A gestão de créditos garante que o cliente não perca dinheiro, por exemplo,  acumulando créditos em uma unidade em que não os consuma e deixe faltar em outra unidade. A correta gestão evita que sejam expirados créditos que poderiam ser utilizados em outra unidade consumidora.

6 – Precificação

Para que a empresa integradora consiga colocar em prática os passos acima, a saúde financeira da mesma deve ser uma prioridade. O integrador deve sempre controlar o fluxo de caixa para se resguardar de eventuais manutenções corretivas e outros eventos.

E tudo isso começa na venda. É imprescindível saber precificar os serviços e produtos, tendo por base o custo operacional da empresa e reservas de emergência ou oportunidade.

A empresa que se posiciona como especialista no mercado, oferecendo qualidade e bom atendimento ao cliente final, consegue precificar de maneira ao cliente enxergar o valor em trabalhar com a mesma e não somente preço e descontos.

A capacitação de toda a equipe e a correta aplicação dos pontos acima, vai garantir as indicações que a sua empresa precisa, para aumentar as vendas e se tornar líder de mercado.

O Luvik está pronto para lhe ajudar nesta jornada, garantindo uma simulação correta do seu sistema, desde o dimensionamento à gestão de créditos, a precificação dos produtos e o acompanhamento de todo o processo de vendas.

Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

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