Você já deve ter ouvido falar sobre como é importante implementar e acompanhar indicadores na sua empresa, não é mesmo?
Visando a importância do acompanhamento de métricas, hoje vamos falar sobre indicadores comerciais. Implementar indicadores não é nada complicado, a dificuldade reside em estabelecer a constância de abastecimento de dados e monitoramento dos mesmos, mas neste artigo vamos te mostrar algumas técnicas e desvendar esse universo para você!
Antes de começarmos, é necessário refletirmos sobre a importância de implementar uma cultura de dados na sua empresa, assim, auxiliando no processo de tomada de decisões de negócios baseado em dados.
Ter uma visão dos números/dados/informações facilita a criação de um plano de ação estratégico que colabora com o crescimento da empresa.
Vamos conhecer os 4 principais indicadores comerciais na energia solar?
1) Taxa de Conversão
Relação entre as oportunidades recebidas e quantas se tornaram vendas efetivas.
2) Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Quanto você investe para que o lead se torne seu cliente.
3) Ticket Médio
Relação entre quantidade de vendas e o valor monetário delas. Ele serve para mostrar se vale a pena manter os esforços para conquistar determinados clientes, baseando-se na lucratividade que cada um traz.
4) Ciclo médio
Relação do tempo médio necessário para que uma nova venda seja realizada. Esse ciclo deve ser calculado desde quando você prospecta e o cliente responde positivamente. Esse indicador é muito importante, pois se a sua equipe leva menos tempo para vender, logo, ocorre um impacto na receita.
É válido ressaltar que é interessante você conhecer o tempo médio de cada etapa do processo para que você consiga avaliar e melhorar.
Se o seu ciclo médio de vendas é de 30 dias, e você conseguir que ele caia para 30 dias, a receita da sua empresa pode chegar a dobrar. A sua equipe passa a gerar duas vezes mais valor por hora trabalhada. Legal esse indicador, não é mesmo?
Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!
Até a próxima!