Como organizar os processos de financiamento? Como otimizar o tempo e garantir toda documentação? Como evitar deixar o cliente ansioso? Nós vamos te ajudar com nosso guia de financiamento solar.

Integrador, você já sabe que o sistema de energia solar fotovoltaica deve ser visto como um investimento, mas será que o seu cliente tem essa mesma clareza? É necessário conscientizá-lo sobre os benefícios e as possibilidades de pagamento que a sua empresa oferece, como o financiamento, por exemplo.

Durante as consultorias de processos para empresas integradoras, percebo que os integradores sabem que possuímos diversas linhas de financiamento de energia solar no Brasil, através de bancos públicos e privados, possibilitando a existência de casos onde é possível pagar a parcela com a própria economia obtida na conta de luz, tornando a aquisição dos sistemas fotovoltaicos mais acessível para boa parte dos clientes. Entretanto, é notável que as empresas esquecem de incluir em seus processos, formas de otimizar a conscientização dos clientes quanto às possibilidades de pagamento disponíveis.

Como mostrar essa possibilidade aos clientes?

Quando um cliente está interessado em energia solar, é natural que ele faça uma pesquisa prévia e já tenha ciência de que existem linhas de financiamento disponíveis. Mas percebe como esse conhecimento é superficial? Ou ainda, imagine que um cliente está ciente de que está pagando caro na conta de luz, mas ainda não conhece muito sobre a solução de energia solar.

Em ambos os casos, torna-se seu dever oferecer uma venda consultiva, no qual os clientes podem consultá-lo e entender melhor a solução bem como as condições disponíveis.

Mas amigo integrador, você percebe que há uma distância entre oferecer e ser procurado?

  • Procure mapear os diferentes níveis de conhecimento de cada cliente e ajuste diferentes formas de comunicação para atraí-los;
  • Estude as opções disponíveis e entenda quais são as melhores linhas para os seus clientes;
  • É importante sua equipe estar bem treinada quanto aos conceitos básicos atrelados aos termos envolvidos em financiamento;
  • Divulgue as linhas de financiamento que você oferece, mostrando os benefícios de cada uma delas;
  • Muita atenção na disposição dessa informação sobre financiamento na sua proposta comercial! Com o Luvik você consegue personalizar sua proposta, deixando ela ainda mais atrativa.

Dica extra: Quer saber quais são as principais de linhas de financiamento de energia solar disponíveis? Temos mais de 60! Acesse aqui.

Processo de financiamento solar

Depois que o seu cliente se interessar por essa possibilidade, é essencial que a sua empresa esteja com um processo bem definido e otimizado para agilizar a liberação deixando o cliente ciente de todas as etapas.

Integrador, não se esqueça de cuidar de todo o processo de financiamento. É importante ter um processo bem definido e padronizado para agilizar e permitir um fluxo rápido para o seu cliente.

Tenha um checklist eficaz e fique atento(a) para a documentação:

  • Analise se a documentação está legível e dentro do prazo de validade;
  • Muita atenção para os prazos, não se atrase;
  • Prepare um documento que já reúna a lista de toda documentação necessária, assim você otimiza o tempo do seu cliente.

É muito importante estar atento às linhas mais utilizadas no mercado, você pode tomar conhecimento a partir de pesquisas referências, como a da Greener:

financiamento solar
Fonte: Estudo Estratégico de Geração Distribuída 2º semestre de 2021.

Estude as linhas de financiamento, compare as vantagens, estabeleça uma análise das taxas mais atrativas para passar informação e credibilidade aos seus clientes.

Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente!

Até a próxima!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

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