Integrador, você que está na fase inicial da sua empresa, realizou todas as tarefas necessárias para abertura da empresa?
O crescimento da energia solar no Brasil tem sido de forma exponencial. Investidores e empreendedores estão ávidos por participar desse mercado tão promissor e cheio de propósito.
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), no infográfico nº 45, atingimos mais de 16,4 GW operacionais, mais de R$ 87,1 bilhões em novos investimentos, mais de 492,4 mil novos empregos gerados, mais de R$ 23,5 bilhões em arrecadação de tributos e mais de 24,6 milhões de toneladas de CO2 evitadas, em dados acumulados desde o ano de 2012.
Nesse contexto de potencialidade do setor, por onde começar a estruturação de uma empresa integradora?
1º PASSO: ENTENDER O CONTEXTO DA CADEIA DE VALOR
Considerando toda a cadeia de valor, temos as etapas de fabricação, distribuição, integração, aquisição pelo consumidor final e por fim a desativação do sistema ao final da vida útil. Compreender essa dinâmica permite entender onde de fato ocorre a integração e o que isso impacta na cadeia de valor do setor.
As empresas integradoras são empresas de engenharia, especializadas em fornecer solução completa de instalação e homologação do gerador de energia solar.
2º PASSO: CAPACITAR-SE SOBRE O SETOR E AS ATIVIDADES
Como é possível investir em uma empresa sem estudar sobre o setor, sem analisar o mercado, sem entender as leis/regulamentações relacionadas a ele? Podemos ir além: como você pretende vender algo que você desconhece?
Procure se capacitar sobre os fundamentos básicos da energia solar, entenda como a energia é gerada, quais são as peculiaridades de instalação. A energia solar no Brasil é um mercado relativamente novo, e, por isso, a Lei que regulamenta e traz segurança jurídica foi sancionada em janeiro deste ano.
Para entender de onde ela surgiu e para qual finalidade, é interessante você estudar também as resoluções precursoras da lei: a Resolução Normativa nº 687 e a Resolução Normativa nº 482, por exemplo.
3º PASSO: CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS E DEFINA SEU MODELO
Criando um plano de negócios você terá mais clareza sobre as necessidades da empresa. Definir o modelo de negócio também é importante dentro deste plano, porque ele é um dos responsáveis pela determinação do rumo da empresa: investimentos necessários, equipe, retorno financeiro, análise de concorrência da sua região, etc.
Além disso, você poderá optar por ter uma loja própria ou até mesmo uma franquia, como já existe no setor. Sendo necessário você escolher aquela que melhor atende o seu perfil e consequentemente realizar a abertura do seu CNPJ na modalidade indicada pelo seu contador.
Se você quer ajuda sobre como preencher, é só clicar aqui:
https://blog.luvik.com.br/como-estruturar-um-modelo-de-negocio-para-sua-empresa-de-energia-solar/
4º PASSO: RESPONSABILIDADE TÉCNICA
A sua empresa vai elaborar projeto e instalação de geradores de energia solar, ou seja, sua empresa irá prestar serviços de engenharia. Segundo a Lei Federal nº 5.194/66 e a Resolução nº 336/89 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é obrigatório a toda “pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia e outras áreas tecnológicas fiscalizadas pelo Sistema CONFEA/CREA.
Neste contexto, a sua empresa terá que fazer o registro junto ao órgão do CREA da sua região. É importante ter responsabilidade técnica para realizar seu trabalho no setor, assim, garantimos a segurança das pessoas.
O engenheiro eletricista será o responsável técnico pela empresa, devendo assinar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento necessário para homologação do sistema junto à distribuidora de energia local, além de acompanhar todo o desenvolvimento do projeto, bem como sua execução, garantindo que seja realizado em conformidade com o projeto, promovendo segurança e conformidade com as normas técnicas.
5º PASSO: TENHA PRESENÇA E SEJA LEMBRADO
Como falamos no começo do artigo, o setor de energia solar está aquecido, deste modo, há uma competitividade significativa no Brasil todo. Cada estado tem sua parcela de empresas de energia solar, nesse cenário, é importante investir no posicionamento da sua marca. Ter um site traz maior confiabilidade na sua empresa, além disso, estar presente nas redes sociais é fundamental. Não se esqueça de registrar sua marca junto ao INPI nessa etapa.
O LUVIK pode ser um excelente investimento para você que está começando. Além de ser CRM, gerenciando propostas e clientes de modo rápido e automatizado, dependendo do plano, você ganha um site próprio, e ainda tem acesso ao Luvik Publi, ferramenta que gera artes bonitas para você postar no instagram da sua empresa.
Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!
Até a próxima!