A precificação adequada é um fator primordial para o sucesso e sustentabilidade de empresas que atuam no setor de energia solar no Brasil. 

Ela envolve uma análise detalhada de todos os custos e investimentos relacionados à operação do negócio, desde os custos de instalação, treinamentos,, custos operacionais, pós-vendas, pró labore e principalmente a lucratividade da empresa. 

O preço “mais barato” nem sempre garante que a sua empresa construa, a longo prazo, a estrutura necessária para se destacar no mercado.

Listamos a seguir os 8 pontos que a precificação correta pode proporcionar à sua empresa.

1 – Garantir a sustentabilidade financeira do negócio

Precificar adequadamente é o que vai garantir o sucesso e longevidade de sua empresa . 

Ao considerar todos esses aspectos na precificação, a empresa assegura que está obtendo receitas suficientes para cobrir todos os custos e ainda obter uma margem de lucro adequada, o que é fundamental para manter o negócio funcionando de forma sustentável.

Preços muito baixos podem levar a uma margem de lucro insuficiente, tornando difícil cobrir os custos e obter lucro, enquanto preços muito altos podem afastar potenciais clientes e comprometer a competitividade da empresa.

Além disso, a precificação inadequada pode levar a problemas de fluxo de caixa, dificuldades em pagar fornecedores, colaboradores e cumprir obrigações fiscais e trabalhistas, o que pode resultar em penalidades financeiras e até mesmo em processos legais.

2 – Investir em melhorias e crescimento

A empresa deve reservar recursos para investir em melhorias e crescimento do negócio. Isso inclui investimentos em treinamentos e capacitações para a equipe, atualização de equipamentos, desenvolvimento de novos produtos ou serviços, expansão para novos mercados, entre outros. 

Ter recursos financeiros disponíveis é uma estratégia financeira importante para impulsionar o crescimento, desenvolvimento e se manter competitivo no mercado de energia solar.

3 – Fornecer um serviço de qualidade aos clientes

A precificação está diretamente relacionada à qualidade dos serviços prestados aos clientes. 

É importante encontrar um equilíbrio entre competitividade no mercado e uma margem de lucro adequada, sempre fornecendo um serviço de qualidade aos clientes, garantindo a satisfação dos mesmos e construindo uma boa reputação no mercado.

4 – Fortalecer a posição da empresa no mercado

Preços inadequados podem impactar negativamente a percepção dos clientes em relação à empresa, afetando sua competitividade e capacidade de conquistar novos clientes. 
Se você não sabe se está realizando a precificação correta da sua empresa, fizemos um vídeo detalhado para lhe auxiliar.

Por outro lado, uma precificação adequada, pode ajudar a empresa a se posicionar e investir no branding da empresa, campanhas de marketing e posicionamento digital projetando a imagem de uma marca sólida e confiável.

5 – Prover treinamentos e capacitações

A capacitação da equipe é fundamental, sendo  necessário investir em treinamentos e capacitações constantes para manter a equipe atualizada com as tecnologias e práticas mais recentes do setor, sempre aprimorando os processos.

6 – Manter um suporte pós-venda de qualidade

Os clientes precisam de suporte adequado após a instalação dos sistemas, seja para solucionar problemas, realizar manutenções preventivas ou esclarecer dúvidas. 

O investimento neste setor da empresa é o que fortalece o relacionamento com os clientes e contribui para a fidelização dos mesmos, bem como para a construção de uma boa reputação no mercado.

7 – Pro labore dos sócios

O pro labore é a remuneração dos sócios da empresa e é importante que seja considerado na precificação dos serviços. 

Afinal, os sócios também têm direito a receber uma remuneração adequada pelo seu trabalho e dedicação ao negócio. 

A estipulação do pro labore ajuda a garantir que os sócios irão separar as finanças pessoais das finanças da empresa, o que é fator crucial para o sucesso da operação.

8 – Se proteger de eventos que não estão sob o seu controle.

Ter uma reserva financeira para lidar com possíveis imprevistos, como reparos emergenciais, garantia de equipamentos ou mudanças no mercado garante a capacidade da empresa de enfrentar desafios e aproveitar oportunidades futuras.

Como o mercado de energia solar é dinâmico e competitivo, com constantes mudanças em termos de tecnologia, regulamentação e concorrência. 

A Precificação bem feita aliada a processos bem definidos é o que vai garantir que a empresa se adapte às mudanças do mercado reagindo de forma ágil e estratégica às novas tendências do mercado.

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Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

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