Antes de começarmos, é importante trazer clareza sobre a diferença entre planejamento e cronograma. O cronograma é uma das partes que compõem o planejamento.

O planejamento é essencial para qualquer projeto, independente da complexidade ou porte. É o planejamento que vai direcionar quanto à logística, entrega dos materiais, desmobilização de equipe, montagem eletromecânica, entre outras atividades. Já o cronograma tem como objetivo dar datas de início e término para cada uma dessas atividades que já foram determinadas necessárias no momento do planejamento. Viu só, como é diferente? Eles se complementam.

PASSO A PASSO DE COMO FAZER UM CRONOGRAMA PARA USINAS FOTOVOLTAICAS

1º Passo: planejar o seu cronograma

É muito importante você pensar no seu projeto e nas peculiaridades dele para começar a planejar o seu cronograma. Você pode começar “desenhando” uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto), que nada mais é do que dividir o seu projeto em “pacotes de trabalho”. Ficou com dúvida sobre como fazer isso? É só dar uma olhada no exemplo abaixo:

cronograma de energia solar

2º Passo: definir atividades e ações para produzir as entregas do projeto

Com a clareza do passo anterior, você vai conseguir pensar sobre as atividades necessárias para entregar cada um dos “pacotes” acima. Nessa etapa, não se preocupe em estabelecer uma ordem cronológica, tudo bem? Nesse momento, é importante você não esquecer alguma atividade. Caso esqueça, você pode colocar em risco o prazo do seu projeto.

cronograma de energia solar

Repare no exemplo que separei: a etapa refere-se ao comissionamento, testes e pré-operação, podemos entender essa etapa como um “pacote de trabalho” que engloba todas as atividades ali abaixo: emissão de plano de comissionamento, verificação das interligações, parametrização dos trackers, parametrização dos inversores… Todas essas atividades necessárias para a entrega desse pacote, deverão estar aí no cronograma, entendeu?

3º Passo: sequenciar as atividades dentro de uma sequência lógica

Depois de ter listado as atividades, agora você vai se preocupar em estabelecer uma sequência entre elas. Você deve ter muita atenção no aspecto de atividades predecessoras, por exemplo: não dá para fixar o módulo se as estruturas não chegaram, certo? Então a atividade “montagem de estruturas” deve ficar antes da atividade “fixação de módulos”.

Nesse momento, você não precisa ficar preso às datas (ainda), mas deve pensar nas atividades estabelecendo uma sequência, tudo bem?

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4º Passo: estimar as durações de cada atividade

Essa etapa costuma ser considerada a mais “tabu” para a maioria dos integradores. E ela é relativamente simples, consiste em você consultar registros das durações dos projetos que já passaram pela sua empresa (caso você tenha) e do contrário, você também pode consultar especialistas de cada área.

Por exemplo, se você estiver fazendo uma usina de solo, provavelmente vai precisar de um engenheiro civil para ajudar, e nem sempre a empresa integradora tem um engenheiro desta área no seu quadro de colaboradores.

Desse modo, ao elaborar seu cronograma, você vai precisar consultar esse profissional para estimar as atividades inerentes ao trabalho dele.

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5º Passo: desenvolver o cronograma revisando as etapas anteriores

Não subestime essa etapa, ela é muito importante! É nesse momento, durante o desenvolvimento do cronograma, que você tem a oportunidade de revisar tudo o que fez até aqui.

É interessante você colocar “atribuído para” e descrever o nome das pessoas ou empresas terceirizadas responsáveis, além de informações sobre revisão do documento e datas de início e término.

6º Passo: controlar o cronograma gerenciando mudanças

O cronograma não precisa ser estático. Se você observar durante o projeto que há algo a ser modificado, pois está dando errado, não fique focado em continuar seguindo o cronograma. Ajustes são necessários e fazem parte! Por isso é importante você ter total controle do seu cronograma.

Para facilitar o entendimento, eu deixei aqui por um último um resumo desses 6 passos! Espero que você faça seus clientes perceberem a excelência da sua empresa através da apresentação ou entrega do seu cronograma.

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Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

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