Integrador, faltam menos de 100 dias para a mudança nas regras de compensação em concordância com a Lei 14.300, você sabe estruturar um plano de ação?

Em meio ao período atual, onde a escassez do tempo influencia em nossas ações, é imprescindível estabelecer um plano conciso e estratégico para direcionar o plano de negócios da sua empresa integradora.

Muitos integradores têm me perguntado como informar aos seus clientes que o tempo para adquirir o sistema fotovoltaico dentro do sistema de compensação atual está acabando. Entretanto, é importante lembrar que estabelecer um plano estratégico de comunicação pode fazer com que você alcance seus objetivos nas vendas de forma mais satisfatória.

Antes de aprofundar nesse plano estratégico de comunicação, vamos entender melhor como a ferramenta 5W2H pode te ajudar de uma forma geral?

O plano de ação gerado por 5W2H ajuda equipes e gestores a encontrarem um ponto de partida para o alcance dos objetivos, ajudando na definição de estratégias e planejamento.

COMO MONTAR UM PLANO DE AÇÃO PARA SUA EMPRESA SOLAR

A utilização do 5W2H consiste em você responder 7 perguntas sobre o projeto em questão:

– What (O que será feito?)

– Why (Por que será feito?)

– Where (Onde será feito?)

– When (Quando será feito?)

– Who (Por quem será feito?)

– How (Como será feito?)

– How Much (Quanto vai custar?)

A seguir, vou demonstrar um exemplo prático para te auxiliar: Vamos imaginar a UFV LUVIK.

a) O que será feito?

Vamos implantar uma usina.

b) Por que?

Iremos implantar em uma cidade que nunca instalamos para ganhar visibilidade de novos clientes, visando nosso plano de expansão.

c) Onde?

Na cidade de Mococa/SP.

d) Quando?

Deverá ser realizado em 3 meses, sendo este um dos requisitos do projeto.

e) Quem?

Será realizado por nós com algumas atividades de civil terceirizadas para a empresa Sol.

f) Quanto? Irá custar xx reais, de acordo com o cronograma físico financeiro.

COMO CONFECCIONAR UM 5W2H DE MODO FACILITADO PARA EQUIPE?

Estabeleça o seu plano de ação no Excel. É uma ferramenta prática e ágil que sua equipe provavelmente já tem domínio, não precisa ser nada complicado. Cada coluna pode ser destinada a uma pergunta, como no exemplo abaixo:

Você gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer te ajudar!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

Write A Comment