Integrador, o mercado de energia solar está em ascensão e por isso, é importante você criar oportunidades de vendas e ter diferenciais competitivos. Vamos lá?

Os últimos anos têm sido particularmente desafiadores para todos os setores de negócios, mas o setor solar continua com excelentes perspectivas. Assim, conquistar clientes e aumentar as vendas pode não ser tão complicado se você estiver disposto a investir seu tempo em algumas estratégias.

Então, como o segmento de energia solar está crescendo rapidamente no Brasil, podemos imaginar uma grande oportunidade de estar nesse mercado.

E como fazer a prospecção de clientes?

Conheça seu cliente

O primeiro passo para uma boa prospecção é entender quem são os clientes, qual é o alvo que queremos atingir.

Você já tem algum nicho específico que você atende no seu portfólio? Quais são as áreas que a sua empresa já prestou serviço? Tem algum outro nicho que você deseja entrar?

Para ter essas respostas, você pode fazer uma análise de projetos que você já fez, ou se quiser entrar em novo nicho, faça uma pesquisa de mercado, levantando informações sobre os potenciais públicos contratantes.

Por exemplo: Se você gostaria de atuar com o público do agronegócio, é interessante que tenha expertise (ou se capacite) para atender esse nicho.

Sabemos que no começo, o objetivo é atender qualquer cliente, até mesmo para compor seu portfólio e escalar mais vendas. Entretanto, é importante para o plano estratégico da empresa, a clareza das suas ações.

Apresente ao cliente as vantagens a longo prazo

A energia solar não é um gasto, mas um investimento que demora alguns anos para se pagar. Portanto, na hora de vender o seu serviço, é importante explicar ao cliente esse fato, demonstrando a ele os benefícios que ele terá no futuro.

Divulgue seu trabalho

A sua prospecção pode até ser ativa, que é aquela que você vai atrás do seu cliente, mas isso não significa que você não deva usar a internet a seu favor.

Mantenha suas redes sociais ativas, mostrando seu serviço e os diferenciais da sua empresa. Faça uso do tráfego pago, tanto nas redes sociais, quanto no Google, para fazer sua empresa chegar a mais pessoas. Mantenha seu site sempre atualizado, com dados de contato e todas as informações que seu cliente precisa para entrar em contato com você caso ele tenha interesse.

Invista em ferramentas como o LUVIK PUBLI e LUVIK TREE para aumentar suas oportunidades de vendas.

Melhore seu processo de vendas

Por melhor que você seja no seu serviço, apenas isso não vai fazer você vender mais. É necessário melhorar o seu processo de vendas.

Utilize um software ou planilha para que você anote os clientes que já foram prospectados, defina metas para o seu time, aprenda com feedbacks de prospecções

mal sucedidas e tome notas a respeito de como está sendo a negociação e informações sobre o seu cliente.

É importante que você tenha uma ferramenta CRM, voltada para gerenciar propostas e clientes. No mercado solar a competitividade é muito presente, por isso, se você conseguir investir em um CRM e Gerador de propostas como o Luvik, você tem mais chances de atender seu cliente com excelência.

Implemente um sistema de pós-venda

Muito se engana quem pensa que o processo de compra termina com o fim da prestação de serviço. Nos últimos anos, tem se popularizado uma etapa que ocorre imediatamente após essa transação, conhecida como pós-venda.

Para realizar um pós-venda, você deve entrar em contato com o cliente para perguntar se está satisfeito com o serviço prestado, com o atendimento e se tem alguma crítica ou sugestão para o negócio.

No caso do mercado solar, essa etapa também é importante para averiguar se os painéis precisam de manutenção ou limpeza, processo que deve ser feito a cada seis meses ou um ano, dependendo da sua região.

O pós-venda melhora o nível de satisfação do cliente, aumentando as chances da sua empresa ser indicada para outras pessoas, ou até voltar a contratá-lo no futuro.

Agora que você já sabe como vender mais energia solar, aqui está um resumo de todos os passos que você deve seguir:

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Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

2 Comments

    • Rayane Caseca Reply

      Olá, Cláudio, tudo bem?
      Agradecemos o seu feedback. Um forte abraço.

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