Você já deve ter ouvido falar sobre como é importante implementar e acompanhar indicadores na sua empresa, não é mesmo?

Visando a importância do acompanhamento de métricas, hoje vamos falar sobre indicadores comerciais. Implementar indicadores não é nada complicado, a dificuldade reside em estabelecer a constância de abastecimento de dados e monitoramento dos mesmos, mas neste artigo vamos te mostrar algumas técnicas e desvendar esse universo para você!

Antes de começarmos, é necessário refletirmos sobre a importância de implementar uma cultura de dados na sua empresa, assim, auxiliando no processo de tomada de decisões de negócios baseado em dados.

Ter uma visão dos números/dados/informações facilita a criação de um plano de ação estratégico que colabora com o crescimento da empresa.

Vamos conhecer os 4 principais indicadores comerciais na energia solar?

1) Taxa de Conversão

Relação entre as oportunidades recebidas e quantas se tornaram vendas efetivas.

indicadores comerciais

2) Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Quanto você investe para que o lead se torne seu cliente.

indicadores comerciais

3) Ticket Médio

Relação entre quantidade de vendas e o valor monetário delas. Ele serve para mostrar se vale a pena manter os esforços para conquistar determinados clientes, baseando-se na lucratividade que cada um traz.

indicadores comerciais

4) Ciclo médio

Relação do tempo médio necessário para que uma nova venda seja realizada. Esse ciclo deve ser calculado desde quando você prospecta e o cliente responde positivamente. Esse indicador é muito importante, pois se a sua equipe leva menos tempo para vender, logo, ocorre um impacto na receita.

É válido ressaltar que é interessante você conhecer o tempo médio de cada etapa do processo para que você consiga avaliar e melhorar.

Se o seu ciclo médio de vendas é de 30 dias, e você conseguir que ele caia para 30 dias, a receita da sua empresa pode chegar a dobrar. A sua equipe passa a gerar duas vezes mais valor por hora trabalhada. Legal esse indicador, não é mesmo?

Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!

Até a próxima!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

Write A Comment