Integrador, já pensou em como as ferramentas certas podem auxiliar os seus vendedores a venderem mais?

Com o crescimento do setor, a rotina dos vendedores tem se tornado mais intensa, o empreendedor solar precisa ter um olhar mais humanizado para a sua equipe, visando ancorar uma boa cultura organizacional, gerando engajamento e satisfação.

Faz-se necessário estabelecer uma boa gestão de pessoas, exercendo boas práticas para o funcionamento da empresa e dos processos nos quais os colaboradores estão envolvidos, deste modo, garantindo o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos, e, consequentemente, estabelecendo o sucesso da empresa.

Preparamos esse artigo para ajudar quem ajuda a empresa crescer diariamente: os vendedores. A seguir, você vai conhecer algumas ferramentas que podem auxiliar no processo produtivo das vendas, além de otimizar o tempo em relação às demandas que só aumentam, afinal, estamos no setor que mais cresce por aqui!

Sabemos que para efetivar vendas, é necessário um conjunto de fatores importantes. Às vezes, preocupado(a) em bater a meta, os vendedores podem não valorizar o seu tempo. É muito importante ter atenção aos prazos durante o atendimento, até para conseguir entender se o lead (a pessoa interessada) está quente, morno ou frio para fechar.

Mas quais ferramentas podem ajudar os vendedores?

Usar algumas ferramentas podem ajudar seus vendedores a ter um desempenho cada vez melhor. É muito importante que o vendedor consiga gerenciar seu tempo e suas atividades, estabelecendo uma organização para atingir seus resultados.

O sucesso nas vendas está na sinergia entre todos os elementos do setor comercial, como equipe, processos, estratégias e ferramentas utilizadas. Embora seja muito importante ter um CRM, às vezes a empresa ainda não tem processos bem definidos ou recursos suficientes para dar o próximo passo neste investimento.

Mas nem por isso as coisas precisam ficar bagunçadas, não é mesmo? Vamos conhecer algumas ferramentas que podem te auxiliar:

1) Canva

Tudo comunica! O seu cliente pode se interessar ainda mais se você tiver comunicados/avisos atrativos visualmente. No Canva, ainda no modo gratuito, existem alguns templates para te ajudar a confeccionar a arte de uma promoção, por exemplo:

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DICA BÔNUS: Com a funcionalidade PUBLI do Luvik, você consegue ter artes atrativas prontas com apenas alguns cliques. Essa funcionalidade permite acelerar o processo de criação, e é ideal para você que não tem muita habilidade nessa área e deseja algo mais rápido e ao mesmo tempo profissional. Entre em contato com a equipe do Luvik para saber mais.

2) Todoist

Gerencie suas tarefas diárias e tenha uma visão geral de tudo que você precisa fazer e nunca perca uma tarefa importante. Essa ferramenta é ideal para você que ainda não tem um CRM e deseja organizar suas tarefas manualmente, como por exemplo, uma visita técnica.

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DICA BÔNUS: Com a funcionalidade “Tarefas” do Luvik, você consegue ter todas as atividades por cliente e por vendedor registrado dentro do próprio CRM. Você não precisa ter uma informação em cada lugar, fica tudo centralizado e disponível para acesso com apenas alguns cliques. Saiba mais!

3) Asana

Excelente ferramenta para você gerenciar projetos. Você pode organizar o andamento dos projetos para conseguir ter em mãos as informações, caso o cliente pergunte. Melhor ainda, você pode avisá-lo antecipadamente de todas as etapas, mostrando que está por dentro de tudo. Assim, você gera mais indicações.

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4) Trello

Excelente ferramenta para você gerenciar projetos utilizando a metodologia do Kanban – lista “A fazer”, “Fazendo” e “Concluído” – sendo possível mover as tarefas de uma lista para outra. A sua equipe pode acompanhar em tempo real todas as alterações, além disso, também está disponível para baixar aplicativo no seu celular.

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5) Google Forms

Essa ferramenta ajuda você a realizar uma pesquisa de satisfação com seu cliente. Assim, possibilita realizar melhorias no atendimento, além de causar uma boa impressão no cliente, o que pode também pode gerar mais indicações.

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Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente!

Até a próxima!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

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