A crescente adoção de veículos elétricos e a expansão da energia solar apontam para um futuro promissor na mobilidade urbana, com a promessa de um transporte mais sustentável. No entanto, essa evolução tecnológica exige atenção especial à segurança, principalmente no que diz respeito às estações de recarga.

Neste artigo vamos explorar os desafios e as soluções que visam garantir a segurança nas estações de recarga de veículos elétricos, com foco nas normas do Corpo de Bombeiros e na importância da energia solar. Desde que sejam seguidas as normas, serão amenizados os riscos de reprovação de projetos pelos bombeiros.

Os desafios da segurança em estações de recarga

As baterias de íon-lítio, amplamente utilizadas em veículos elétricos, são altamente eficientes, mas também apresentam riscos consideráveis em caso de incêndio. Quando danificadas ou expostas a condições extremas, essas baterias podem entrar em “fuga térmica”, um processo que libera gases inflamáveis e causa incêndios de difícil controle.

Em 2021, um incêndio em um estacionamento subterrâneo na Noruega, causado por uma bateria de íon-lítio, demonstrou a gravidade do problema, resultando em danos materiais significativos e na evacuação do prédio. Para evitar tragédias como essa, a instalação de sistemas de detecção e combate a incêndio em estações de recarga é fundamental. As novas tecnologias de segurança devem acompanhar a evolução da energia solar e dos veículos elétricos, garantindo a proteção de vidas e patrimônios.

Diretrizes do Corpo de Bombeiros para carregadores de veículos elétricos

Visando aprimorar a segurança nas instalações de recarga de veículos elétricos, o Corpo de Bombeiros de São Paulo elaborou novas diretrizes, com base na norma NBR 17019, que estabelece critérios rigorosos para a instalação de estações de recarga. As normas exigem medidas de segurança estruturais, como barreiras corta-fogo, sistemas de ventilação adequados e pontos de desligamento manual. Além disso, a sinalização adequada e a instalação de extintores de incêndio específicos para lítio são essenciais.

Essas medidas visam minimizar os danos e facilitar o controle do fogo em caso de incidentes, garantindo a segurança dos usuários e do entorno.

Adaptação às normas e responsabilidades

As novas normas preveem um prazo para adaptação das edificações existentes, o que exige planejamento e gestão eficiente. É fundamental que os proprietários e responsáveis técnicos estejam cientes de suas obrigações e responsabilidades, pois a negligência com a segurança pode ter consequências graves. A implementação de um projeto que atenda a todas as exigências, com a devida documentação e acompanhamento profissional, é importante para evitar problemas futuros.

Passo a passo para projetos de estações de carregamento de veículos elétricos e pontos críticos

As informações a seguir são baseadas em pesquisas sobre as normas e dados da internet e podem não abranger todos os aspectos de um projeto real. É fundamental consultar normas e profissionais qualificados para um projeto completo e seguro.

Passo 1: Planejamento e avaliação inicial

  • Definir o tipo de estação de recarga: considerar o uso (residencial, comercial, público), a demanda (número de veículos, frequência de uso) e a compatibilidade com os veículos (tipos de conectores: Tipo 1, Tipo 2, CHAdeMO, CCS, Tesla Supercharger).
  • Verificar a infraestrutura elétrica existente: analisar a capacidade da rede elétrica, a disponibilidade de energia e a necessidade de upgrades. A norma ABNT NBR 5410 deve ser aplicada para garantir a segurança e a capacidade da instalação.
  • Considerar o fator de demanda: para carregadores de veículos elétricos, o fator de demanda deve ser igual a 1, o que pode aumentar significativamente a demanda da instalação. Avaliar a necessidade de um sistema de gerenciamento de energia para otimizar o consumo.
  • Definir o esquema de aterramento: a norma ABNT NBR 17019 exige que os circuitos que alimentam pontos de conexão de veículos elétricos em esquema TN não incluam condutores PEN (PE+N). Os circuitos para este tipo de instalação devem ser independentes.

Passo 2: Projeto e dimensionamento

  • Escolher os componentes adequados: selecionar carregadores, tomadas, cabos, dispositivos de proteção e outros componentes de acordo com as normas ABNT NBR 17019, ABNT NBR IEC 61851 e IEC 61980.
  • Dimensionar os condutores: utilizar cabos com bitola adequada para a corrente nominal de recarga máxima, considerando a distância entre a fonte de energia e a estação de recarga.
  • Definir a proteção contra choques elétricos: instalar um Dispositivo Diferencial Residual (DR) de 30 mA máximo para cada ponto de conexão em corrente alternada, garantindo a proteção individual e a atuação em caso de fuga de corrente. Para carregadores modo 3, considerar o uso de DR tipo B, tipo A com detecção de corrente contínua ou tipo F.
  • Prever proteção contra sobretensões transitórias: é obrigatória a proteção contra sobretensões transitórias em locais de afluência de público. Utilizar Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) adequados.
  • Implementar medidas de segurança contra incêndio: seguir as diretrizes do Corpo de Bombeiros, que podem incluir barreiras corta-fogo, sistemas de ventilação, pontos de desligamento manual, sinalização e extintores específicos para lítio.

Passo 3: Instalação e comissionamento

  • Contratar profissionais qualificados e habilitados: a instalação deve ser realizada por profissionais que atendam às condições (BA4 e BA5), conforme definido na ABNT NBR 5410.
  • Seguir as normas e boas práticas de instalação: assegurar a correta instalação dos componentes, a ligação dos condutores e a fixação dos equipamentos. É fundamental evitar improvisos ou soluções fora do padrão.
  • Realizar testes e verificações: após a instalação, realizar testes para garantir o funcionamento adequado da estação de recarga e a segurança da instalação. A verificação final deve considerar o aumento de carga e a conformidade com as normas.

Pontos críticos

  • Segurança contra incêndio: as baterias de íon-lítio, utilizadas em veículos elétricos, apresentam riscos de incêndio em caso de danos ou exposição a condições extremas. É crucial implementar medidas de segurança contra incêndio, como sistemas de detecção e combate, para garantir a proteção de vidas e patrimônios.
  • Sobrecarga da rede elétrica: a alta demanda de energia das estações de recarga pode sobrecarregar a rede elétrica existente. É fundamental verificar a capacidade da rede e realizar upgrades se necessário.
  • Proteção contra choques elétricos: é essencial garantir a proteção contra choques elétricos, especialmente em locais públicos. A instalação de DRs individuais para cada ponto de conexão é crucial para a segurança dos usuários.
  • Conformidade com as normas: a instalação deve atender às normas técnicas vigentes, como a ABNT NBR 5410 e a ABNT NBR 17019. É importante contratar profissionais qualificados e seguir as boas práticas de instalação para garantir a segurança e a conformidade.
  • Adaptação de edificações existentes: às novas normas podem exigir adaptações em edificações existentes para atender aos requisitos de segurança. É importante planejar e gerir o processo de adaptação com eficiência.

As informações fornecidas abordam os aspectos técnicos e de segurança da instalação de estações de recarga. No entanto, outros pontos críticos podem surgir em um projeto real, como a obtenção de licenças e autorizações, a logística de instalação, a acessibilidade para os usuários e a gestão do sistema de recarga. É importante realizar um estudo de viabilidade completo e consultar especialistas em cada área para garantir o sucesso do projeto.

A energia solar e os veículos elétricos representam um futuro promissor para a mobilidade urbana, mas a segurança deve ser uma prioridade. As diretrizes do Corpo de Bombeiros são um passo importante para garantir que essa evolução tecnológica ocorra de forma responsável. É fundamental que todos os envolvidos, desde os projetistas até os usuários, estejam comprometidos em seguir as normas e implementar as medidas de segurança necessárias.

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Referências

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão.
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 1 17019: Instalações elétricas de veículos elétricos híbridos plug-in, veículos elétricos a bateria e veículos elétricos híbridos com sistema de recarga externa.
Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

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