Conheça uma ferramenta que pode te auxiliar a estruturar uma empresa do zero ou até mesmo aprimorar, caso você já esteja atuando no mercado.

Sabemos que não é fácil abrir uma empresa do zero. Se você já abriu sua empresa de energia solar, a esta altura já sabe que também não é fácil manter uma empresa sólida, gerando resultados positivos. Mas sabe o que pode ser um fator determinante para o sucesso da sua empresa? Ter um modelo bem definido para o seu negócio.

Geralmente, temos muito forte a cultura do “fazejamento”. Sabe quando você vai fazendo determinadas atividades com o sentimento de “vamos ver no que vai dar”? É nesse momento que você está enfrentando o famigerado “fazejamento” que é o contrário de ter um planejamento para depois colher sucesso.

Quando você está no início, não pode simplesmente investir e ver no que vai dar. E se você já está com a empresa em andamento, você já investiu e já está no percurso de ter retorno do investimento realizado.

Qual é o propósito da sua empresa? Qual é o investimento necessário? Qual vai ser o diferencial da sua empresa? Qual o perfil de cliente ideal? Surgem várias dúvidas, não é mesmo?

Antes de tudo, entenda a diferença entre “modelo de negócio” e “plano de negócios”

Parece tudo a mesma coisa, não é mesmo? Mas são processos diferentes. O modelo de negócio é a fase em que o empreendedor analisa as oportunidades do mercado a partir da percepção dele. Essa fase traz clareza quanto ao propósito do negócio, mas ainda não é um planejamento, é um plano de negócio.

É na fase de elaboração do plano de negócio que você consegue explorar as ideias que teve durante a estruturação do modelo de negócio. É um planejamento completo, envolvendo os investimentos iniciais, as estratégias, projeções de receitas, lucro, até o payback.

Ambos são importantes para a estruturação da sua empresa. O modelo de negócio deve vir antes do plano de negócio e inclusive, pode ser utilizado como base e inspiração para os primeiros passos do seu plano. Mas nesse artigo, vamos tratar da estruturação do modelo de negócio, tudo bem?

Como estruturar um modelo de negócio para empresas de energia solar

Para realizar essa tarefa, é necessário ter a ferramenta certa para te auxiliar. Você já ouviu falar de “Canvas”? Eu vou te mostrar o passo a passo de como utilizar essa ferramenta.

Podemos entender o Canvas como um “mapa” visual que contribui para que empreendedores e empresas possam organizar, analisar e estruturar ideias para um negócio de maneira formal, criando mecanismos que permitam um direcionamento de ações.

Você deve estar achando que se trata de algo burocrático, não é mesmo? Mas vou te provar que não é. Inclusive, a seguir, repare como é um quadro simples e funcional:

Se você reparar, vai encontrar 9 assuntos neste quadro, sendo que cada assunto pode ser chamado de “bloco” e cada bloco pode ser entendido da seguinte forma:

Segmento de cliente: esse é o primeiro passo para o preenchimento do Canvas: saber para quem você vai vender. Nesta fase, você irá escolher a fatia do mercado que deseja atingir: clientes residenciais? Comerciais? Talvez agronegócio? Todos?

Proposta de valor: aqui você deve entender “valor” como um “benefício agregador”, ou seja, o diferencial que a sua empresa tem diante da concorrência em relação aos seus serviços. Integrador, o que você entrega de valor?

Canais: aqui você irá definir por onde, por qual meio, sua empresa irá oferecer os serviços aos clientes.

Relacionamento: você que acompanha o Blog do Luvik sabe que eu sempre bato na tecla de que é necessário ter uma comunicação estratégia. É aqui nesse bloco que você irá definir as estratégias de comunicação com os seus clientes. Esse bloco é um dos mais importantes.

Fontes de renda: de quais formas sua empresa irá gerar receita? Como o cliente irá pagar pelos seus serviços?
Você reparou que todos os blocos remetem à expertise de ideias sobre a sua empresa de energia solar? Agora vamos para os blocos do lado esquerdo, esses blocos estão ligados com a parte operacional da empresa. Vamos prosseguir?

Recursos Chave: neste bloco você vai descrever o que realmente importa dentro da sua chave. Pode ser algo de origem física (ex: showroom), pode ser algo de origem intelectual (ex: sua marca), pode ser algo de origem humana (ex: expertise técnica em…) ou algo de origem financeira (ex: linha de crédito disponível).

Atividades Chave: aqui você vai colocar as atividades necessárias para que o modelo de negócio funcione corretamente. É interessante você pensar na sua proposta de valor, como as atividades estão conectadas ao que será entregue aos seus clientes.

Parcerias Chave: são os fornecedores e parceiros estratégicos que contribuem para que o seu modelo de negócio funcione conforme esperado. Exemplo: Ter o Luvik.

Estrutura de Custos: aqui é o momento de inserir números. Quais são os custos envolvidos nessa operação?

Viu como é estratégico e descomplicado? Uma das principais características do Canvas é a gestão visual. Ele permite que você, empreendedor solar, analise de forma abrangente cada etapa do seu negócio.

Uma das grandes vantagens é a sua aplicabilidade. Ele pode ser utilizado como estratégia tanto para empresas que ainda não saíram do papel como para aquelas que já estão no mercado.


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Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

1 Comment

  1. Maria Camargo Reply

    Excelente parceria Luvik e Tati! Estou adorando o conteúdo do blog, eu já imprimi pra rabiscar e desenhar meu negocio

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