Integrador, você já parou para pensar no tempo que é consumido da sua equipe quando suas propostas são feitas manualmente?

Sabemos que no início da empresa, é comum iniciar utilizando planilhas ou até mesmo realizar propostas no Word. Há ainda quem faça uma combinação, realizando o pré-dimensionamento na planilha e depois organizando as informações no Word.

Esse processo não é ruim, entendemos que ele, inclusive, faz parte do crescimento da empresa.

Entretanto, devemos buscar a melhoria contínua sempre, todos os setores da empresa precisam ser orientados para melhorar seus processos, buscando entregar os melhores resultados aos seus clientes.

Quando falamos de resultados para a empresa, é importante pensar que os resultados se dão por meio das vendas, e as vendas são efetuadas através das propostas comerciais.

Percebe a importância das propostas? Logo, se você gera 100 propostas por mês, são 100 oportunidades de efetivar vendas. Onde eu quero chegar com isso?

Suas propostas precisam ser entregues de forma completa, atrativa e rapidamente aos seus clientes. Assim, você consegue trazer maior assertividade para sua propensão a vender.

VAMOS ANALISAR ALGUNS DADOS DO MERCADO

No último Estudo Estratégico de Geração Distribuída da Greener – 2º semestre de 2021, os integradores que colaboraram com a pesquisa, responderam:

luvik

Perceba que as empresas que iniciaram no setor em 2021, tiveram uma média de 8 propostas por mês, já as empresas com mais de um ano de atuação no setor, tiveram uma média de 46 propostas por mês.

Quantas propostas a sua empresa gera por mês? Por ano?

Quantas propostas você acabou não conseguindo fazer no tempo que desejava entregar ao cliente?

Quanto tempo você levou para fazer todas as propostas?

Será que com uma ferramenta adequada, você não conseguiria gerar ainda mais?

VAMOS PENSAR NA PRÁTICA?

Imagine a empresa integradora Tatizão Solar, essa empresa viu a pesquisa da Greener e percebeu que estava com um fluxograma comercial assim:

luvik

Até que Tatizinha, proprietária da empresa, percebeu que esse processo estava demandando muita energia e tempo, sem contar que começou a perceber que estava suscetível a falhas, pois o trabalho todo acabava sendo muito manual!

Sem contar que não havia uma ferramenta para ela integrar e centralizar todas as informações em um único lugar.

Para saber o status das negociações, ela tinha que perguntar para cada vendedor a situação de cada cliente, o que também demandava muito tempo e desfocava ela do planejamento estratégico voltado para o futuro da empresa.

luvik

COMO SABER A HORA DE OTIMIZAR O SEU PROCESSO COMERCIAL SOLAR

Você já ouviu falar que não existe a hora certa para as coisas? No empreendedorismo nós temos que ter resiliência e visão de melhoria contínua para fazer a empresa crescer.

O LUVIK é uma ferramenta que integra duas soluções com várias funcionalidades em um único lugar. Você faz o gerenciamento dos seus clientes e dos negócios em andamento.

Mais importante do que a velocidade é a direção. Qual é a direção que os negócios da sua empresa estão tomando? Você tem acompanhado métricas? Você se sente perdido ou sem informação e controle?

Tenha mais tempo para pensar na sua empresa, estruturar estratégias. Conte com o LUVIK!

Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!

Até a próxima!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

Write A Comment