Integrador, você sabia que é seu dever arquivar sua própria documentação técnica? Esses documentos são de extrema importância e, para arquivar da forma correta, nesse artigo, vamos trazer algumas dicas.

Muitos engenheiros consideram que se estiver tudo no portal do CREA, tudo está organizado, mas não é o correto. Na verdade, apesar do portal organizar suas emissões, ele é apenas uma parte do processo.

Além disso, saber a finalidade do ART e do CAT é essencial para fazer uma organização correta e pode fazer muita diferença em processos licitatórios, nos quais são pedidos diversos documentos e há muita confusão.

Vamos entender a finalidade de cada um:

ART

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) foi instituída pela lei nº 6.496/77 e caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar responsabilidade profissional.

CAT

A CAT (Certidão de Acervo Técnico) certifica, para os efeitos legais, as atividades registradas no Crea, que constituem o acervo técnico do profissional.

Já o acervo técnico do profissional é o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo da sua vida profissional compatível com as suas competências e registradas no Crea, por meio de ARTs.

Para concluir, se você tem ARTs, isso não significa que isso é seu acervo profissional.

Agora, vamos entender na prática como organizar:

Emissão dos CATs

Passo 1: Dê baixa na ART do serviço que foi finalizado;

Passo 2: Preencha o Requerimento de Acervo Técnico;

Passo 3: Pague o valor do serviço relativo à emissão da CAT;

Passo 4: Apresente o documento de comprovação da obra/serviço (Atestado). Para apresentar o atestado, é importante que você consulte a regulação do CREA, já que esse documento precisa atender algumas características importantes.

Organizando seus documentos

Passo 1: Tenha ao menos uma planilha com informações das suas ARTs, com data de início e término, serviços, quantitativos, nº da ART etc.

Passo 2: Mantenha as ARTs assinadas por você e pelo cliente dentro de uma pasta, que pode ser física ou digital. Caso sua pasta seja digital, o ideal é colocar numa nuvem, onde você não vai perder os seus arquivos. O melhor cenário é você conseguir armazenar esses documentos tanto física como digitalmente.

Passo 3: Tenha organizado os documentos da obra de uma forma geral, afinal, é importante ter o registro da obra ou do serviço que estava sob sua responsabilidade. Não se esqueça de guardar o atestado.

Agora, um resumo do que vimos nesse artigo:

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Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

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