A palavra “parceria” tem sua origem no Latim, derivando do termo “partitius”, que está   relacionado com “pars”, que significa “parte” ou “porção”. Dessa forma, “partitius” era usado para se referir a uma divisão ou compartilhamento de algo entre partes.

Ao longo do tempo, essa ideia evoluiu para o conceito moderno de parceria, indicando uma colaboração ou associação entre duas ou mais partes para atingir objetivos comuns.

Hoje em dia é comum observar que as parcerias representam uma excelente oportunidade para o desenvolvimento e estímulo de setores, bem como o fortalecimento de empresas. Trazendo este conceito para o setor fotovoltaico, parcerias bem-sucedidas podem contribuir para todas as áreas da empresa, resultando em excelentes resultados.

Por conta da sua grande abrangência, o setor fotovoltaico se relaciona com diversos ramos, potencializando as oportunidades de parcerias.

Abaixo iremos elencar algumas ideias de segmentos e como elas podem ajudar a sua empresa:

Parceria com arquitetos e construtoras: 

Incluir sistemas fotovoltaicos em projetos arquitetônicos é um grande atrativo devido ao custo-benefício, principalmente por agregar valor ao imóvel que ainda está em fase de construção, o que aumenta as chances de novos adeptos.
Criar vínculos com esses profissionais pode ser muito benéfico para as empresas de energia solar, pois ainda há a chance do serviço ser recomendado para outros clientes.

Parceria com empresas do ramo de automação residencial: 

Com as novas tecnologias, houve um aumento na procura por serviços de automação residencial, as chamadas “casas inteligentes”. Esse tipo de serviço, em parceria com sistemas fotovoltaicos, pode potencializar os resultados e levar ainda mais economia e conforto para os clientes, agregando mais valor ao trabalho ofertado.

Parceria com associações e organizações sociais:

A participação em associações e projetos sociais, além de contribuir positivamente com a sociedade, é de suma importância para agregar valor, aumentar o alcance e conquistar novos clientes para empresas de energia solar. 

Nesse meio é possível garantir recomendações e indicações que irão fortalecer a credibilidade da empresa cooperada.

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As parcerias podem impulsionar os negócios e fomentar o setor fotovoltaico. Nesse contexto, existem diversas razões para investir nessa prática, veja como ela pode contribuir para o desenvolvimento da sua empresa:

1. Reduza os custos da sua empresa: 

Empresas parceiras podem ter acesso a fornecedores em comum, serviços compartilhados e otimização de processos, resultando em uma operação mais eficiente, consequentemente reduzindo as despesas.

2. Tenha acesso à mais recursos:

A implementação de projetos de energia solar muitas vezes requer investimentos significativos. As parcerias estratégicas podem proporcionar acesso a financiamentos, investidores e recursos financeiros que podem ser essenciais para o desenvolvimento e expansão dos negócios, logo, quando ocorrem parcerias nesse sentido é possível garantir mais recursos financeiros na hora de realizar investimentos.

3. Conquiste novos mercados e clientes:

As parcerias bem planejadas podem abrir portas para novos mercados e clientes. Ao unir forças com empresas que já têm presença estabelecida em determinadas regiões, as empresas de energia solar podem expandir o seu alcance e aumentar sua base de clientes.

4. Esteja por dentro dos riscos:

Esta seria uma vantagem importante das parcerias, pois compartilhar desafios com parceiros e estar por dentro do que acontece, pode ajudar a minimizar riscos financeiros, operacionais e regulatórios.

5. Mantenha-se atualizado sobre o cumprimento de requisitos regulatórios e normativos:

O setor de energia solar possui regulamentações e normas específicas. Parcerias com organizações que têm experiência no setor podem ser essenciais para garantir a atualização e o cumprimento das exigências do mercado.

6. Fortaleça ações de sustentabilidade e responsabilidade social:

A relação entre sustentabilidade e negócios tem se tornado cada vez mais importante e necessária. Logo, parcerias bem planejadas podem fortalecer a imagem de uma empresa no contexto da sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Colaborar com organizações alinhadas com valores ambientais pode melhorar a reputação da empresa no mercado.

7. Crie novas oportunidades de aprendizado: 

Trabalhar com parceiros pode  oferecer boas oportunidades de conexões e aprendizado, pois a convivência com novas formas de negócios aprimora o conhecimento e fortalece a visão e a gestão do trabalho em busca de melhores resultados profissionais.

8. Crie a cultura de inovação e desenvolvimento tecnológico: 

A colaboração com outras empresas, instituições de pesquisa ou startups no setor de energia solar, pode impulsionar a inovação e o desenvolvimento da empresa do integrador.

Viu só? As parcerias estratégicas entre empresas representam uma união de esforços e contribuem positivamente para a troca de conhecimento e experiência, onde ambas se beneficiam. Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar todas as vantagens das parcerias para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Neste cenário tecnológico, em que a inovação, praticidade e rapidez nos processos comerciais são essenciais para o sucesso das vendas, a Luvik destaca-se como uma parceira estratégica e fundamental para o seu negócio de energia solar, com um conjunto de ferramentas de geração de orçamentos, dimensionamento, CRM e marketing, que irão auxiliar a sua empresa a obter excelentes resultados.
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Consultor Comercial da Luvik e responsável por desenvolver novas parcerias, conta com mais de 8 anos de experiência em vendas. Contribui ativamente para a conquista de novos clientes e parcerias estratégicas para a plataforma.

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