A crescente demanda por energia limpa e a crescente conscientização ambiental, tem contribuído para o crescimento significativo do setor solar. Essa busca por soluções aquece o setor e, consequentemente, as empresas precisam lidar com uma concorrência cada vez maior. 

A concorrência também aumenta à medida que mais empresas e profissionais entram no mercado. Sabemos que a qualificação e diferenciação são essenciais para se destacar perante as demais empresas que prestam o mesmo produto e serviço que você.

Neste contexto, apresentar uma proposta comercial personalizada, destacando os benefícios da energia solar e como essa solução pode atender às demandas específicas de um possível cliente interessado, pode fazer toda a diferença na hora do seu cliente escolher uma empresa para instalar um sistema solar.


Dicas para montar uma proposta comercial personalizada

Estude o cliente: pesquise a fundo sobre o cliente e seu perfil de consumo. Faça perguntas estratégicas para dar foco nas necessidades específicas relacionadas a redução de custos e autonomia energética, por exemplo.

Destaque os benefícios: tenha total conhecimento sobre o serviço e produto que você entrega e tenha clareza sobre os benefícios que a energia solar pode trazer ao cliente. Explique como a solução que você está propondo vai atender as necessidades dele e como a economia na conta de luz, valorização do imóvel e geração de energia própria limpa e sustentável, podem fazer diferença em sua rotina.

Apresente números: inclua dados e informações sobre o retorno sobre o investimento (payback) e estimativas de economia ao longo do tempo. Essas informações demonstram credibilidade e ajudam o cliente a tomar uma decisão confiando no trabalho a ser realizado pela sua empresa.

Layout profissional: apresentar uma proposta organizada e visualmente bonita, sem dúvidas pode interferir no momento do fechamento final de um negócio. Uma empresa que apresenta uma proposta organizada pode conquistar a confiança de clientes em potencial.

No Luvik, prezamos pela importância de uma proposta comercial bem diagramada e completa, levando em consideração que esse pode ser um ponto importante relacionado na decisão de compra de um futuro cliente. Veja aqui um modelo de proposta comercial do Luvik.


Quais informações preciso adicionar na minha proposta comercial de energia solar?

Cada proposta comercial deve ser pensada de modo individual, analisando e identificando as necessidades de cada cliente em específico, para assim ser elaborada com informações necessárias para cada caso. Alguns pontos devem ser considerados, como:

Layout da proposta

Certamente, você já ouviu aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”. Em um mercado competitivo como o de energia solar, a primeira impressão conta muito. Portanto, o layout de uma proposta comercial deve ser pensado com o foco de transformar quem vai receber a sua proposta comercial em cliente. 

Capriche na apresentação do seu  logotipo, cores, imagens, textos na configuração do seu modelo de proposta comercial

Imagem: exemplo template 2 de proposta comercial do Luvik

Informações sobre a sua empresa

Dados como endereço, canais de contato (telefone e e-mail) e redes sociais, precisam constar em sua proposta comercial. Desta forma, mantendo as informações atualizadas, você garante que os canais de contato estejam sempre disponíveis para oferecer um atendimento rápido e eficiente.

Imagem: exemplo exibição de dados da empresa no template 2 de proposta comercial do Luvik

Detalhes da proposta e retorno de investimento

Adicione na  proposta detalhes que foram considerados  nos cálculos do dimensionamento. Aproveite para incluir a estimativa de consumo e geração por meio de gráficos e tabelas.

Imagem: exemplo exibição do campo “Detalhes da proposta” do template 2 de proposta comercial do Luvik

É essencial apresentar, de modo claro, o retorno de investimento do projeto, calculado por indicadores econômicos atualizados. O cliente precisa ficar ciente do payback ao instalar o sistema fotovoltaico.

Imagem: exemplo exibição do campo “Retorno do Investimento” do template 2 de proposta comercial do Luvik

Termos e condições

A proposta comercial deve conter os dados referentes aos termos e condições que reúnem as regras para a utilização dos produtos e serviços que estão descritos durante toda a proposta. Este documento deve reunir todas as regras para o uso de serviços e produtos, como dados de garantia e suporte técnico.

Imagem: exemplo exibição do campo “Termos e Condições” do template 2 de proposta comercial do Luvik

Portfólio de projetos realizados

Apresentar os projetos que a sua empresa concluiu registrados em um portfólio organizado pode passar credibilidade e confiança ao cliente que está recebendo a sua proposta comercial. Por isso, é importante que a sua proposta exiba um campo voltado aos seus projetos realizados com imagens e vídeos.

Imagem: exemplo exibição do campo “Portfolio” do template 2 de proposta comercial do Luvik

Conclusão

Uma proposta comercial elaborada cuidadosamente, que atenda às necessidades e desejos específicos do cliente, é o ponto de partida para construir confiança, gerar interesse e converter leads em vendas.

Ao entender as necessidades individuais do cliente, você pode apresentar uma proposta que demonstre e compreenda seus desafios oferecendo soluções personalizadas. Essa abordagem gera um impacto positivo na decisão de compra e aumenta as chances de sucesso da sua venda.

Lembre-se, uma proposta comercial personalizada não é apenas um documento, mas uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes. 

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Author

Atua no marketing do Luvik e coordena o projeto Luvik Leads, onde implementa estratégias para a melhoria dos processos e geração de leads qualificados para o crescimento das empresas do setor fotovoltaico.

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