O mercado de energia solar se encontra em constante  expansão, exigindo das empresas estratégias inovadoras para se destacar, fidelizar clientes e gerar novas fontes de receita. Entre essas estratégias  o OPEX (Operational Expenditure), se revela como um pilar fundamental nesse cenário, proporcionando oportunidades valiosas de monetização.

Ele se refere aos custos contínuos associados à operação e manutenção de um sistema ou negócio. Em contraposição ao CAPEX (Capital Expenditure), que abarca investimentos iniciais em ativos fixos, o OPEX contempla despesas recorrentes como reparos, manutenção, serviços e suporte.

No âmbito da energia solar, o OPEX engloba todos os custos relacionados à operação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos após a instalação. Isso inclui desde contratos de manutenção preventiva e corretiva até os serviços de monitoramento remoto e atualizações tecnológicas.

Estratégias para gerar receitas com o OPEX: 

1. Feche contratos de manutenção preventiva e corretiva:

Ofereça os seus serviços baseando-se nas necessidades específicas de cada cliente, para garantir a operação eficiente dos sistemas. A manutenção preventiva minimiza o tempo de inatividade e prolonga a vida útil dos equipamentos, reduzindo custos futuros para o cliente, agregando valor e fidelizando-os.

2. Auxilie no processo de venda de créditos de carbono em energia solar:

Auxilie seus clientes na certificação e venda de créditos de carbono gerando receita adicional, por meio de um serviço inovador que contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

3. Invista em modelos de assinatura ou aluguel de sistemas solares:

Ofereça sistemas solares por meio de um serviço de assinatura, cobrindo manutenção, monitoramento e atualizações. Com esta operação garanta um fluxo de caixa constante, seus clientes arcam com uma despesa operacional previsível, enquanto a sua empresa recebe receita recorrente. Ao final do contrato, o cliente pode optar pela compra do ativo.

4. Ofereça  o monitoramento remoto dos sistemas:

Identifique problemas antes que impactem a geração de energia, minimizando custos e tempo de inatividade. O acompanhamento em tempo real do desempenho oferece aos clientes a tranquilidade de saber que seus sistemas estão operando de forma ideal.

5. Crie programas de atualização tecnológica:

Mantenha os sistemas atualizados com as últimas inovações, oferecendo upgrades de hardware e software. Invista em novas tecnologias, criando oportunidades de venda de upgrades e atualizações tecnológicas aos clientes.

6. Realize treinamentos e consultoria especializada:

Gere valor para outras empresas com conhecimento, oferecendo workshops, webinars e sessões de consultoria. Este tipo de trabalho posiciona sua empresa como autoridade no setor, demonstrando expertise e fortalecendo sua reputação no mercado.


Benefícios ao adotar estratégias de monetização:

– Geração de receita recorrente: fluxo de caixa constante e previsível, garantindo estabilidade financeira à empresa.

-Fidelização de clientes: clientes satisfeitos com o suporte pós-vendas renovam contratos, adquirem novos produtos e recomendam a empresa.

-Aumento da satisfação do cliente: tranquilidade e confiança dos clientes com o bom funcionamento dos sistemas solares.

-Diferenciação no mercado: destaque-se da concorrência por meio de um portfólio robusto de serviços.


A oferta de novas soluções e pós vendas se configura como um diferencial estratégico no setor de energia solar, sendo estes apenas alguns dos benefícios tangíveis que podem ser alcançados.

Portanto, investir em estratégias inteligentes e orientadas para o cliente é essencial para o sucesso sustentável no dinâmico mercado de energia solar.

Conte aqui nos comentários se você já sabia dessas estratégias, se aplica em sua empresa e tem resultados.

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Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

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