Integrador, já sentiu dificuldades na hora de contratar pessoas para formar uma equipe?
Montar uma equipe no nosso setor pode ser uma tarefa desafiadora, seja pela dificuldade de capacitação ou até mesmo pela concorrência. O setor tem crescido cada vez mais, a demanda por bons profissionais só tem aumentado independente da área.
Uma das maiores dificuldades que identifiquei durante as consultorias foi a falha de comunicação e a falta de estratégia para contratações e desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.
Para melhor esclarecimento, vamos pensar:
Certamente você já assistiu uma partida de futebol, não é mesmo? Se você acha que futebol é simples: só chutar a bola no gol adversário… Saiba que há muitas estratégias envolvidas, viu?
Escolher profissionais para sua equipe requer estratégia na seleção de critérios. Não adianta ser um “jogador” talentoso, se ele não tem disciplina. Não adianta ser um “jogador” que tem disciplina, mas que curte uma zona de conforto.
O esquema tático no futebol, nada mais é que o sistema de jogo adotado pelo técnico para organizar o time em campo.
Você pode “montar” o seu sistema para colocar em prática também, pensando nos exemplos abaixo:
- É necessário identificar o perfil de cada profissional, identificando seus pontos fortes (para potencializá-los) e seus pontos fracos (para desenvolver e aprimorar continuamente).
- Não se pode escolher qualquer jogador para colocar em campo, representando sua empresa;
- Tem que ter sabedoria e estratégia para desenvolver um baita time!
- O treinador orienta, instrui, mas também cuida.
Quando falamos sobre empresa integradora, temos diferentes áreas dentro da empresa: engenharia, marketing, comercial, pós vendas, administrativo, financeiro… Nem sempre a empresa começa contando com essa estrutura, muitas vezes a empresa começa somente com a engenharia e o comercial atuando de forma paralela.
Nesse contexto, é importante avaliar os processos utilizados logo no início, pois é deste modo que você acaba desenvolvendo sua cultura organizacional desde o começo.
Desenvolva a cultura organizacional
Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de qualquer empresa, trazendo mais produtividade e sinergia entre os envolvidos. Quando você contrata pessoas para o seu time, é muito importante que a sua empresa tenha uma cultura pré-estabelecida.
A cultura organizacional reúne os hábitos, comportamentos, valores e as políticas de cada empresa. Quando um novo colaborador entra para o time e vivencia uma boa cultura, isso pode motivá-lo, engajando-o ainda mais no ambiente de trabalho.
Engana-se quem acredita que somente empresas maiores devem se preocupar com isso. À medida em que seu time cresce, aumenta a necessidade de ter processos e cultura organizacional, por exemplo, a sua empresa possui um processo de onboarding?
Mas o que é esse processo de onboarding?
Esse processo basicamente é a integração dos novos colaboradores na empresa. Suponhamos que você esteja contratando novos vendedores para sua empresa, é necessário:
- Haver apresentação da estrutura da empresa para que ele se familiarize;
- Explicar com quais produtos e marcas vocês trabalham e por quê;
- Mostrar o portfólio da empresa para entender o know how da empresa;
- Apresentar as linhas de financiamento nos quais a empresa é credenciada;
- Explicar e treinar sobre a utilização do CRM da empresa, mostrando como ele pode gerenciar propostas e clientes;
- Alinhar expectativas sobre reuniões previamente marcadas para discutir metas;
Sem esse tipo de processo, o vendedor pode chegar na empresa com a sensação de “perdido” ou desconectado do ambiente de trabalho, inclusive,
pode demorar a performar por conta de não ter todas as informações necessárias para desempenhar seu trabalho.
Além disso, é importante pensar no onboarding como um processo de até 3 meses, visando a completa integração do colaborador, como demonstrado abaixo:
Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!
Até a próxima!