Integrador, nesse artigo, eu vou te ajudar a enxergar argumentos para prospectar empresas e consequentemente vender energia solar.

Nosso setor está amadurecendo com a chegada do marco legal da geração distribuída, sendo necessário que você estabeleça uma comunicação mais assertiva e ir além de falar somente “Economize até 95% da sua conta de energia”.

Neste artigo, reúne alguns argumentos para te ajudar a prospectar e consequentemente vender energia solar para clientes de perfil comercial.

Nos ambientes corporativos, inúmeras atividades são realizadas dia após dia, e todas elas dependem, em maior ou menor medida, da energia elétrica. Especialmente em setores como o comércio e a indústria, onde as despesas com eletricidade podem representar mais de 40% dos custos.

Antes de tudo, é importante sua equipe ter memorizado e compreendido todos os benefícios da energia solar.

  • Economia garantida;
  • Prazo de retorno a curto e médio prazo;
  • Baixo custo de instalação;
  • Longa vida útil dos equipamentos (até 25 anos ou mais);
  • Baixo risco envolvido;
  • Custos de aquisição dos equipamentos acessíveis e com possibilidade de financiamento;
  • Alta estimativa de retorno de financeiro (perceptível todos os meses na conta de luz);

Dito isso, é necessário ir além!

Utilizar argumentos mais assertivos, que se conectem de fato com seus potenciais clientes. Por exemplo, o investimento em energia solar, é ótimo para consolidar a marca da empresa em relação a iniciativas sustentáveis.

Pequenas e médias empresas podem cativar consumidores por meio de políticas e ações sustentáveis e até mesmo obter incentivos e conquistar investidores. Já para as maiores, vale destacar a tendência internacional entre os gigantes do mercado e valorizar a economia verde e o ESG.

Outro exemplo, é falar da economia sob a perspectiva de competitividade. Com a energia necessária para manter as instalações da empresa e economizando, o valor destinado a essa despesa fica disponível para ser injetado em outras áreas que garantem o fôlego da empresa.

Aqui vai algumas ideias de prospecção:

a) Hospitais e clínicas médicas precisam usar energia constantemente para o funcionamento de diversos aparelhos e iluminação ao longo dos dias.

b) Supermercados e comércios como bares e restaurantes consomem muita energia devido a equipamentos como refrigeradores, freezers e geladeiras, o que encarece a conta de luz.

c) Hotéis e pousadas também precisam do nosso trabalho! Atender as necessidades dos hóspedes e manter tudo em perfeito funcionamento também exige energia! Além disso, tem a época de alta temporada.

d) Construção civil também é um excelente mercado! Faça parcerias com engenheiros e arquitetos. O melhor momento para conceber o sistema é nessa fase. Você pode otimizar a instalação com sua experiência, faça networking, conquiste clientes através deles.

e) O agronegócio deve investir para reduzir custo e ganhar mais autonomia nas propriedades ao utilizar soluções práticas comuns como irrigação, refrigeração ou aquecimento. Estude sobre a sazonalidade deles!

f) A energia solar também pode ajudar os postos de gasolina que também precisam de muita energia. Essa redução na conta de luz, pode ajudá-los a promover melhorias e destacá-los dos concorrentes. Você ainda pode oferecer carregadores para veículos elétricos.

Você gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer te ajudar!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

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