O mercado de energia solar cresceu exponencialmente nos últimos anos, o que trouxe inúmeros benefícios para nossa economia e gerou milhares de empregos. Mas, nossa economia é cíclica e as prioridades podem mudar. Inclusive, acredito que agora estamos passando por uma mudança neste mercado.
O investimento em energia solar é tão promissor que quando comecei no setor, eu escutei diversas vezes que era um produto que se vendia sozinho, e, por algum tempo, eu cheguei a acreditar mesmo.
Acreditando também nisso, muitas empresas mudaram sua atividade ou apenas acrescentaram a função de integradores de energia solar em seu CNPJ. Muitos buscaram capacitação, mas creio que ela nunca seja demais.
Neste artigo, eu vou falar um pouco sobre a importância de voltar ao básico e se capacitar, tendo também a honra de homenagear, uma dos professores que mais lutou para que as pessoas se capacitassem em nosso país.
Porque ficou mais difícil vender?
Hoje em dia, todos já perceberam que as vendas de sistemas fotovoltaicos se tornaram mais complexas, mas será que é isso mesmo?
O investimento em energia solar, ao se fazer uma análise criteriosa, ainda é um dos melhores investimentos do país, tanto em termos de segurança quanto de rendimento.
Vivemos em um mundo onde a economia é cíclica. Alterações políticas, momento do país e outros fatores podem mudar a percepção de segurança das pessoas.
Nós vendemos para pessoas e estas podem sim comprar ou investir pela emoção. Mas quando se trata de investimentos maiores, elas precisam sentir a segurança de que aquele capital ou crédito que ela tanto lutou para conseguir, vai ser aplicado da maneira correta.
Porque então, voltar ao básico e se capacitar?
Porque as pessoas precisam de segurança! Simplesmente por isso!
Na minha visão, a única maneira de nós, integradores, passar esta segurança ao nosso cliente é através da capacitação.
Podemos dominar técnicas de oratória, gatilhos mentais e tantas outras técnicas, mas sem capacitação, vamos ser apenas, mais um falando de 95% de economia.
Não que em muitos casos, não seja verdade, mas os clientes também evoluíram e aprenderam a se defender destas técnicas.
Então na minha opinião, nada melhor do que ser genuíno e realmente acreditar na solução que irá oferecer.
Como fazer isso funcionar?
Mais uma vez, capacitação!
Precisamos estar preparados para explicar desde o básico, como explicando conceitos como o funcionamento da placa solar, por exemplo..
Ao se sentir preparado, munido do conhecimento desde o básico, passando pelos indicadores financeiros e de como toda a solução funciona, você integrador vai se sentir seguro ao apresentar a sua proposta e, com certeza, vai passar essa segurança.
Seu cliente vai sentir que, realmente, a sua proposta é irrecusável.
A primeira pessoa que precisa acreditar na solução é você, integrador!
Mas quando falo em acreditar, é acreditar que a solução, realmente, pode transformar a vida daquele cliente em sua frente. E não no dinheiro que ela vai trazer para o seu bolso.
Agora uma dica para você se capacitar!
Como uma homenagem a uma das pessoas que mais somaram ao setor solar em nosso país e lutou pela capacitação, vou deixar aqui a imagem da capa do livro do Professor Marcelo Gradella Villalva.
Uma ótima literatura para você integrador, que quer voltar ao básico e também se aprofundar na solução que oferece.
Creio que eu vendi grande parte dos meus kits, ensinando meus clientes sobre a solução. Conhecimento que hoje uso, para somar ao time do Luvik, que tão bem me acolheu.
Eu creio também que nasci engenheiro, mas foi citando o Professor Marcelo, através deste livro, que consegui o meu CREA e adquiri o gosto por também ensinar.
Como mensagem final em sua entrevista ao Canal Solar, o Professor Marcelo Villalva, também deixou como dica a capacitação.
“ O conhecimento abre portas, abre horizontes ”
Obrigado por sua contribuição Professor!!!