Imagine que, toda vez que você fecha a venda de um projeto de energia solar, precisa lançar os dados do cliente manualmente na ferramenta de cobranças.
Se ao menos o seu CRM se comunicasse com esse sistema e atualizasse os dados automaticamente, tudo seria muito mais simples, não é?
Usar webhooks é a maneira mais fácil de fazer isso acontecer.
No artigo de hoje, você vai entender o que são webhooks, como eles funcionam e exemplos para aplicá-los no seu negócio de energia solar. A ideia aqui é simplificar o tema, mesmo para quem não entende muito de tecnologia.
O que são webhooks?
Existem milhares de softwares disponíveis no mercado, cada um com uma função específica. Geralmente, esses sistemas precisam compartilhar dados entre si para operar corretamente.
É aí que entram os webhooks.
Webhooks são mecanismos simples que possibilitam a comunicação, em tempo real, entre duas ferramentas distintas. Em outras palavras, eles atuam como mensageiros.
Sempre que um evento acontece em um sistema, os webhooks disparam uma notificação para outro sistema, enviando informações de forma automática.
Isso é diferente da integração via API tradicional, onde o sistema faz requisições periódicas, ou seja, fica “perguntando” a cada instante se há alguma novidade. Com os webhooks, os dados são enviados no momento em que acontecem.
Como os webhooks funcionam na prática?
Para que a integração via webhooks funcione, é necessário que as ferramentas envolvidas sejam compatíveis com esse recurso.
O webhook envia dados em tempo real para uma URL de destino (endpoint), que é um endereço configurado para receber e processar essas informações automaticamente.
Após a configuração, o mecanismo é o seguinte:
1. Um evento ocorre na ferramenta de origem (exemplo: um novo negócio é criado no CRM).
2. O sistema de origem envia uma requisição HTTP (normalmente no formato POST) para a URL de destino previamente configurada.
3. A ferramenta de destino recebe os dados enviados. A partir daí, podem ser executadas outras ações.
No Luvik, por exemplo, os webhooks podem ser usados para enviar informações quando um negócio for criado, ganho ou perdido.

Exemplos práticos usando webhooks em empresas de energia solar
Agora que você já entendeu o conceito de webhooks, veja como eles podem ser aplicados no dia a dia da sua empresa de energia solar, usando como base os eventos disponíveis no Luvik (negócio criado, ganho ou perdido).
Monitorando resultados de agências de marketing
Se a sua empresa trabalha com agências para captação de leads (possíveis clientes), os webhooks permitem medir, de fato, o retorno das campanhas.
Sempre que um lead originado pela agência for marcado como ganho ou perdido no Luvik, o webhook pode enviar essa informação para o sistema da própria agência, permitindo que ela acompanhe a taxa de conversão em vendas e os demais resultados da estratégia.
Atualizando sua ferramenta de cobranças
Quando um negócio é marcado como ganho, o webhook pode enviar automaticamente os dados da venda para a sua ferramenta de gestão financeira.
Assim, o sistema financeiro recebe as informações, incluindo o valor da venda, sem depender de atualizações manuais.
Integre o Luvik com outras ferramentas usando webhooks
Se você já utiliza diferentes sistemas no seu dia a dia, sabe como é importante mantê-los conectados para ganhar agilidade e evitar retrabalho.
Com os webhooks do Luvik, você envia dados em tempo real do CRM para outros sistemas. Cadastre-se agora e saiba mais sobre essa e outras soluções!
Obrigada pela leitura! Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.