O sol  é uma fonte limpa, renovável e abundante, que pode ser aproveitado para gerar energia por meio de painéis fotovoltaicos instalados no telhado ou no solo. 

Esses painéis captam a luz do sol e a convertem em eletricidade. Essa energia pode ser usada para abastecer a sua casa, empresa, ou ser injetada na rede elétrica, gerando créditos que podem ser usados para  diminuir o valor da sua conta de luz.

Investir em energia solar é uma decisão inteligente, pois além de contribuir para a preservação do meio ambiente, traz diversos benefícios econômicos para o consumidor. 

Neste artigo exploraremos alguns dos principais benefícios dessa tecnologia inovadora, destacando a recente redução do payback, a proteção contra a inflação energética e a segurança frente às variações dos custos, também no mercado livre de energia.

Veja alguns desses benefícios:

Redução do payback: o payback é o tempo que leva para você recuperar o valor investido no sistema fotovoltaico. 

Esse tempo de retorno depende de vários fatores, como o preço do sistema, o consumo de energia, a tarifa da distribuidora e a incidência solar na região (que impacta diretamente na geração de energia).

Segundo a pesquisa Greener, o preço médio dos sistemas teve uma redução de 25% em sistemas residenciais, 27% em sistemas comerciais e 24% em sistemas industriais em relação ao mesmo período de 2022.

Então, de acordo com estes dados, o tempo médio de retorno no Brasil de sistemas residenciais foi de 3,8 anos no primeiro semestre de 2023, uma redução de 15% em relação ao primeiro semestre de 2023. 

Isso significa que em menos de quatro anos você já terá recuperado o seu investimento e poderá usufruir da energia gratuita do sol por mais de 20 anos, que é a vida útil média dos painéis fotovoltaicos.

Payback residencial por estado. Fonte: Pesquisa Greener 2023

Proteção ao capital investido: a energia solar também protege o seu capital investido contra as variações do mercado elétrico. 

Uma delas é a inflação energética, que é o aumento anual das tarifas de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a tarifa média residencial no Brasil aumentou 8,9% em 2022 e 6,7% em 2023.

A inflação energética é causada por diversos fatores, como os impostos, as bandeiras tarifárias, os subsídios e os encargos setoriais.

Isso significa que a cada ano você paga mais caro pela mesma quantidade de energia. Ao investir em energia solar, você se blinda contra a inflação energética, pois o custo da energia gerada pelo sistema fotovoltaico é mais estável e independente dos reajustes tarifários.

Proteção ao capital investido também no mercado livre de energia: outra variação é o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), que é o preço da energia no mercado de curto prazo, para clientes que estão no mercado livre de energia. O PLD é influenciado pela oferta e demanda de energia e pela situação dos reservatórios das hidrelétricas.

Em períodos de seca ou de alta demanda, o PLD tende a aumentar, encarecendo a energia para os consumidores livres e especiais, que são aqueles que podem escolher o seu fornecedor de energia. Com a instalação da sua usina de energia solar, você se torna mais independente do PLD e garante uma fonte estável e segura de energia.

Recentes variações no PLD devido à alta de consumo. Fonte: Site CCEE

Evolução da  geração de energia solar no Brasil

A pesquisa Greener é uma referência no mercado de geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil. Ela traz dados atualizados sobre a potência instalada, o preço médio, o tempo médio de retorno e a economia média na conta de luz dos sistemas fotovoltaicos no país.

Segundo a pesquisa Greener, o Brasil atingiu a marca de 2 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em geração distribuída solar fotovoltaica até junho de 2023, totalizando 22,6 gW de potência total acumulada em sistemas residenciais, industriais e rurais.

A modalidade de geração junto a carga, continua liderando o crescimento da GD, representando 78% da potência instalada no primeiro semestre de 2023.

Com 1,5 gW de potência instalados no primeiro semestre de 2023, o Sudeste lidera com os maiores investimentos, estes impulsionados pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. 

As classes Rural e Industrial, tiveram um aumento de 3% nos investimentos em relação ao ano de 2022.

Investir em energia solar é uma ótima oportunidade para você economizar na conta de luz, proteger o seu capital e contribuir para a sustentabilidade do planeta. 

Por fim, a energia solar também traz benefícios ambientais, pois é uma fonte renovável, limpa e sustentável. Ao investir em energia solar, você contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas. 

Você também contribui para a preservação dos recursos naturais, como a água, o gás natural e o carvão, que são usados para gerar energia elétrica nas usinas hidrelétricas e termelétricas. Você ainda contribui para a diversificação da matriz elétrica brasileira, que ainda é muito dependente das fontes hídricas e fósseis.

Como vimos nesse artigo, são muitos os motivos para optar pela energia solar no Brasil, independente do segmento. O retorno financeiro e ambiental agradecem.

Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

Write A Comment