A energia solar é uma fonte de energia em constante expansão e com essa expansão sempre surgem novos desafios e novas tecnologias.
É extremamente importante acompanhar todas as inovações do setor e estar preparado para oferecer as mais diversas soluções para seu cliente.
Neste artigo vamos falar sobre tecnologias de armazenamento de energia e como elas podem enriquecer o portfólio de sua empresa.
Aspectos gerais e componentes dos sistemas de armazenamento
O uso de sistemas de armazenamento de energia permite guardar o excesso de energia produzido em momentos de alta geração e liberá-lo em momentos de baixa geração ou de pico de consumo.
Eles podem aumentar a confiabilidade, a flexibilidade e a eficiência dos sistemas fotovoltaicos, além de possibilitar novos modelos de negócio e serviços para os integradores de energia solar.
As tecnologias de armazenamento mais utilizadas atualmente são as baterias, que podem ser classificadas em diferentes tipos, como chumbo-ácido e íons de lítio, que são as tecnologias mais empregadas.
Cada tipo de bateria possui vantagens e desvantagens em termos de custo, vida útil, densidade energética, potência, segurança e impacto ambiental. Portanto, a escolha da bateria mais adequada depende das características do projeto, como o tamanho, a localização, a finalidade e o orçamento.
Para integrar as baterias aos sistemas fotovoltaicos, é necessário utilizar equipamentos específicos, como controladores de carga, inversores híbridos ou bidirecionais e sistemas de monitoramento e gerenciamento. Esses equipamentos devem ser dimensionados e configurados adequadamente para garantir o desempenho, vida útil e a segurança do sistema.
Benefícios da capacitação profissional e aplicações
A capacitação profissional em novas tecnologias é um investimento estratégico. Ela não apenas garante a implementação eficaz de sistemas de armazenamento, mas também abre oportunidades para a expansão dos negócios.
Com o conhecimento adequado, sua empresa pode oferecer soluções personalizadas aos clientes.
Os projetos residenciais geralmente buscam aumentar a autonomia dos consumidores, funcionando como um backup em momentos de falta de energia, preservando sistemas de iluminação, refrigeração e outros essenciais ainda funcionando.
No exemplo abaixo, o consumidor possui um sistema híbrido: uma junção de um sistema off-grid, com o uso de baterias e um sistema on grid, conectado na rede elétrica.
Em aplicações industriais existem os sistemas chamados BESS (Battery Energy Storage System), ou seja, sistemas de armazenamento para utilização posterior. Eles podem ser utilizados para controle de horário de ponta e picos de demanda e também qualidade e controle de tensão.
Existem também os sistemas desconectados da rede, os chamados off-grid, que vêm junto com os sistemas híbridos, tendo uma procura cada vez maior.
Estes sistemas trabalham sem paralelismo com a rede da distribuidora ou isolados, tendo as mais diversas aplicações, desde atender locais isolados, até projetos de motorhomes.
Tudo depende da necessidade de seu cliente.
Estas novas tecnologias, algumas não tão novas, apenas mais divulgadas no momento, irão se tornar em um curto a médio prazo, um dos divisores de água para as empresas.
No entanto, ainda há algumas objeções com relação ao preço e a maior expertise demandada para implementação dos projetos, mas o mesmo aconteceu lá atrás, com os primeiros projetos de energia solar.
Com o investimento em capacitação neste setor, seja para concepção e instalação do projeto e talvez mais importante, a apresentação e venda do mesmo, logo o mercado vai enxergar os benefícios da solução.
Fato que poderá contribuir para a escalabilidade das aplicações e consequentemente a democratização da implantação.
A um grande leque de soluções a serem estudadas e aplicadas. Compartilhe conosco quais você já está aplicando.