A energia solar é uma fonte de energia em constante expansão e com essa expansão sempre surgem novos desafios e novas tecnologias.

É extremamente importante acompanhar todas as inovações do setor e estar preparado para oferecer as mais diversas soluções para seu cliente.

Neste artigo vamos falar sobre tecnologias de armazenamento de energia e como elas podem enriquecer o portfólio de sua empresa.

Aspectos gerais e componentes dos sistemas de armazenamento

O uso de sistemas de armazenamento de energia permite guardar o excesso de energia produzido em momentos de alta geração e liberá-lo em momentos de baixa geração ou de pico de consumo.

Eles podem aumentar a confiabilidade, a flexibilidade e a eficiência dos sistemas fotovoltaicos, além de possibilitar novos modelos de negócio e serviços para os integradores de energia solar.

As tecnologias de armazenamento mais utilizadas atualmente são as baterias, que podem ser classificadas em diferentes tipos, como chumbo-ácido e íons de lítio, que são as tecnologias mais empregadas.

Cada tipo de bateria possui vantagens e desvantagens em termos de custo, vida útil, densidade energética, potência, segurança e impacto ambiental. Portanto, a escolha da bateria mais adequada depende das características do projeto, como o tamanho, a localização, a finalidade e o orçamento.

Para integrar as baterias aos sistemas fotovoltaicos, é necessário utilizar equipamentos específicos, como controladores de carga, inversores híbridos ou bidirecionais e sistemas de monitoramento e gerenciamento. Esses equipamentos devem ser dimensionados e configurados adequadamente para garantir o desempenho, vida útil e a segurança do sistema.

Benefícios da capacitação profissional e aplicações

A capacitação profissional em novas tecnologias é um investimento estratégico. Ela não apenas garante a implementação eficaz de sistemas de armazenamento, mas também abre oportunidades para a expansão dos negócios.

Com o conhecimento adequado, sua empresa pode oferecer soluções personalizadas aos clientes.

Os projetos residenciais geralmente buscam aumentar a autonomia dos consumidores, funcionando como um backup em momentos de falta de energia, preservando sistemas de iluminação, refrigeração e outros essenciais ainda funcionando. 

No exemplo abaixo, o consumidor possui um sistema híbrido: uma junção de um sistema off-grid, com o uso de baterias e um sistema on grid, conectado na rede elétrica.

Fonte: awsenergiasolar.com.br

Em aplicações industriais existem os sistemas chamados BESS (Battery Energy Storage System), ou seja, sistemas de armazenamento para utilização posterior. Eles podem ser utilizados para controle de horário de ponta e picos de demanda e também qualidade e controle de tensão.

 Fonte: Catálogo Moura

Existem também os sistemas desconectados da rede, os chamados off-grid, que vêm junto com os sistemas híbridos, tendo uma procura cada vez maior.

Estes sistemas trabalham sem paralelismo com a rede da distribuidora ou isolados, tendo as mais diversas aplicações, desde atender locais isolados, até projetos de motorhomes.

Tudo depende da necessidade de seu cliente. 

Fonte: neoelectric.com.br

Estas novas tecnologias, algumas não tão novas, apenas mais divulgadas no momento, irão se tornar em um curto a médio prazo, um dos divisores de água para as empresas.

No entanto, ainda há algumas objeções com relação ao preço e a maior expertise demandada para implementação dos projetos, mas o mesmo aconteceu lá atrás, com os primeiros projetos de energia solar.

Com o investimento em capacitação neste setor, seja para concepção e instalação do projeto e talvez mais importante, a apresentação e venda do mesmo, logo o mercado vai enxergar os benefícios da solução.

Fato que poderá contribuir para a escalabilidade das aplicações e consequentemente a democratização da implantação.

A um grande leque de soluções a serem estudadas e aplicadas. Compartilhe conosco quais você já está aplicando.

Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

Write A Comment