Integrador, certamente você já ouviu essas duas palavras por aí, mas você sabe do que se trata? Sente alguma dificuldade para explicar para seu cliente?

Ao fazer a análise de investimentos de forma geral, é comum deparar-se com alguns termos. Dependendo do cliente em questão, esses termos podem ser desconhecidos. A compreensão desses termos pode auxiliar, inclusive, no momento de decisão da compra uma vez que a vida útil de um sistema fotovoltaico é estimada em 25 anos, sendo também o tempo de cobertura da garantia de performance dos módulos.

Entretanto, podemos analisar que inversores de string, também chamados de convencionais, por exemplo, geralmente possuem uma garantia inferior, sendo necessário considerar esse fator dentro dos custos da usina fotovoltaica, pois haverá troca destes componentes ao menos uma vez ao longo de toda a vida útil do sistema.

Mas afinal, qual a difrença entre capex e opex?

Como mencionado anteriormente, esses termos abrangem a análise de viabilidade do projeto, sendo de suma importância compreendê-los.

Se você pesquisar agora mesmo o que significa CAPEX, irá encontrar a seguinte definição:

“CAPEX é a sigla da expressão inglesa Capital Expenditure (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) e que designa o montante de dinheiro despendido na aquisição de bens de capital de uma determinada empresa/negócio.”

Você deve estar se perguntando o que isso quer dizer no nosso setor, vamos entender direitinho com exemplos práticos?

CAPEX = Todos os custos associados à “construção” da usina fotovoltaica.

E se você pesquisar o que significa OPEX, irá encontrar:

“OPEX é a sigla da expressão inglesa Operational Expenditure (em português, despesas operacionais) e que designa o montante de dinheiro utilizado para manter em operação os bens de capital.”

Traduzindo:

OPEX = Todos os custos necessários para manter a usina produzindo durante todo o seu ciclo de vida útil.

Deste modo, podemos concluir que os custos de CAPEX estão associados à compra de todos os equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico (módulos, inversores, microinversores, otimizadores de potência, equipamentos de proteção, estruturas, cabos, etc) inclusive os custos atrelados ao serviço de instalação. Já os custos de OPEX estão associados à manutenção da usina, monitoramento, etc.

Não se esqueça de considerar todos os custos na hora do dimensionamento e formação da sua proposta! No LUVIK você encontra a opção de padronizar a sua formação de preço, facilitando você lembrar de todos os componentes!

Ficou com alguma dúvida? Gostou? Deixa seu comentário aqui para gente! Em breve vamos trazer indicadores de outros setores também!

Até a próxima!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

1 Comment

Write A Comment