Conheça uma estratégia que pode auxiliar o seu time comercial a vender mais com o tempo otimizado.

Você explicou todo o universo de energia solar, descreveu todos os benefícios, fez simulação com algumas linhas de financiamento, mostrou toda a qualidade dos seus serviços…E o cliente diz: “Tá caro!”

Esse sentimento é de outro planeta, não é mesmo? Quem é vendedor sabe que esse tipo de acontecimento é comum e que às vezes é possível ficar sem paciência, pois parece que aquele cliente não está enxergando a oportunidade que você está ofertando.

Quando falamos em objeções, podemos imaginar obstáculos. Você está negociando, seguindo o fluxo, de repente, o cliente insere uma objeção, ou seja, um obstáculo na sua venda.

Mas então como lidar com isso? Será que tem algum modo de passar para equipe um direcionamento estratégico quando isso acontecer?

FLUXOGRAMA DE OBJEÇÕES

Certamente você já ouviu falar de fluxogramas, não é mesmo? Os fluxogramas estão sempre fazendo parte dos processos empresariais. Vender também é um processo. A negociação com o cliente muitas vezes é fluída, por isso, muitas empresas não fazem um fluxograma de objeções, ou seja, no caso do cliente apresentar uma objeção, qual processo o vendedor deve seguir?

Sabemos que cada vendedor tem um jeito diferente de conduzir uma negociação, e muitas vezes é isso que acaba fazendo a diferença. Entretanto, se você orientar sua equipe por meio de um caminho, pode ser que você facilite que o vendedor gere mais resultados para sua empresa.

COMO FAZER UM FLUXOGRAMA?

O primeiro passo é definir qual objeção será contornada, para analisar e desenhar os próximos passos, como no exemplo a seguir:

Objeção: “Tá caro!”

O segundo passo é identificar o que o vendedor pode fazer no caso de cada objeção.

Você pode se reunir com sua equipe e estruturar fluxogramas de objeções para cada objeção que a sua equipe sempre tem que lidar.

Por fim, é só ter sucesso e seguir o fluxograma dessa objeção, na forma em que você determinar para sua empresa.

Você gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer te ajudar!

Author

Técnica em Administração de Empresas, Engenheira Civil, Pós-Graduanda em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Engenharia e Custos. Presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar. Fundadora do canal EnergiasGP.

2 Comments

  1. Gostei muito dessa Ferramenta, a LUVIK, Realmente e uma Plataforma muito esclarecedora, não tenho palavras para agradecer por todo apoio e feedback imediatos.
    Desde o contato direto por whatsaap entre outros recurços.
    o Renato, já tem minha admiração por toda a simpatia em me atender, juntamente com toda a equipe da LUVIK , todos muito bem a nos atender.
    a Minha Empresa agradece por tudo.
    Em dadas as circunstancias o meu mascote o Gatinho adotado , ganhou o nome de Luvik.

Write A Comment