Você sabia que o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é uma data importante no calendário brasileiro?
A data foi criada com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre seus direitos e incentivar as empresas a oferecerem melhores ofertas de produtos e serviços. Além disso, pensando em nosso mercado, essa data ganha ainda mais relevância quando associada à energia solar.
Neste artigo exploraremos dicas de como o Dia do Consumidor pode ser uma ótima oportunidade para promover a conscientização sobre a energia renovável, fazer negócios e estreitar o relacionamento com clientes e fornecedores.
Conscientizar sobre os benefícios da energia solar
A energia solar oferece uma série de vantagens e benefícios para os consumidores:
Economia na conta de energia elétrica
- Ao adotar um sistema fotovoltaico, os consumidores podem produzir parte ou toda a energia que consomem, resultando em grande economia na conta de energia.
- A redução na conta de luz proporcionará economia imediata e retornos financeiros acima dos investimentos mais confiáveis do mercado, como poupança e tesouro direto.
Conforto e economia
- Além da economia financeira, a energia solar oferece conforto. Os consumidores podem usufruir de seus equipamentos elétricos sem se preocupar com aumentos nas tarifas.
- A energia solar permite que o consumidor economize mensalmente e possa usar da economia gerada para investir em outras prioridades, como por exemplo, indústrias e comércios poderem ampliar o seu negócio com a economia gerada na conta de energia elétrica.
Redução de custos para indústrias
- Pequenas e médias indústrias podem diminuir significativamente os seus custos de produção ao adotar a energia solar.
- A geração própria de energia reduz a dependência das concessionárias e os impactos das variações tarifárias.
Contribuição para o meio ambiente
- A energia solar é uma fonte limpa e renovável, não emitindo gases poluentes. Inclusive, isso é um ótimo fator para empresas adotarem energia renovável dentro de suas operações. Essa atitude contribui para a sustentabilidade da empresa, reduzindo significativamente as contas de consumo de energia elétrica. Ao optar por energia solar os consumidores contribuem para a preservação do meio ambiente e a redução das mudanças climáticas.
Oferecer dicas para a base de clientes
Algumas práticas também são importantes para quem já possui um sistema solar. Sua empresa pode oferecer dicas e manter o contato para estreitar esse relacionamento com as pessoas que já compraram a sua solução. Anote algumas dicas que preparamos para você:
Faça o monitoramento do consumo do cliente
- Acompanhe o consumo de energia para otimizar o uso do sistema. Isso mostra a sua preocupação com o cliente que já instalou um projeto solar com você, fazendo com que ele o indique para novos clientes interessados.
- Identifique possíveis desperdícios e faça algumas sugestões para ajustes de hábitos.
Ofereça a manutenção regular dos painéis solares
- A limpeza periódica e inspeção dos painéis solares é de extrema importância para garantir eficiência.
- Mantenha os componentes em bom estado.
Esteja aberto às inovações
- Esteja por dentro e acompanhe as novidades do mercado solar. Ter total conhecimento sobre o seu produto e serviço e as atualizações que ele sofre pode ser um diferencial não só para conquistar novos clientes como também para fidelizar os que já fecharam negócios com você.
- Esteja disposto a atualizar seu sistema conforme surgirem melhorias no mercado.
Como sua empresa pode aproveitar o dia do Consumidor
Veja algumas dicas que preparamos para a sua empresa de energia solar celebrar essa data:
Crie campanhas de conscientização
Aproveite a data para divulgar informações sobre a importância da energia renovável. Aproveite para alcançar pessoas que ainda não conhecem os benefícios de se ter energia solar. Aproveite para engajar a sua empresa nas redes sociais, compartilhando conteúdos relevantes sobre o seu produto e serviço.
Organize eventos locais
Se possível, realize Workshop ou palestras em sua comunidade para interagir com o público que pode ser um possível interessado no assunto. Desta forma, você promove a energia solar como sendo uma escolha inteligente.
Incentive a adesão
Reative o contato com os leads do CRM, amigos e familiares sobre a instalação de sistemas solares. Aproveite para mostrar como eles também podem se beneficiar. Este também é o momento para estreitar relacionamentos e fazer a nutrição de possíveis interessados em seu negócio.
Gostou das dicas?
Conte para nós aqui nos comentários algumas estratégias que gostou ou gostaria de utilizar em datas como essas.