Você sabia que o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, é uma data importante no calendário brasileiro?

A data foi criada com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre seus direitos e incentivar as empresas a oferecerem melhores ofertas de produtos e serviços. Além disso, pensando em nosso mercado, essa data ganha ainda mais relevância quando associada à energia solar.

Neste artigo exploraremos dicas de como o Dia do Consumidor pode ser uma ótima oportunidade para promover a conscientização sobre a energia renovável, fazer negócios e estreitar o relacionamento com clientes e fornecedores.

Conscientizar sobre os benefícios da energia solar

A energia solar oferece uma série de vantagens e benefícios para os consumidores:

Economia na conta de energia elétrica

  • Ao adotar um sistema fotovoltaico, os consumidores podem produzir parte ou toda a energia que consomem, resultando em grande economia na conta de energia.
  • A redução na conta de luz proporcionará economia imediata e retornos financeiros acima dos investimentos mais confiáveis do mercado, como poupança e tesouro direto.

Conforto e economia

  • Além da economia financeira, a energia solar oferece conforto. Os consumidores podem usufruir de seus equipamentos elétricos sem se preocupar com aumentos nas tarifas.
  • A energia solar permite que o consumidor economize mensalmente e possa usar da economia gerada para investir em outras prioridades, como por exemplo, indústrias e comércios poderem ampliar o seu negócio com a economia gerada na conta de energia elétrica.

Redução de custos para indústrias

  • Pequenas e médias indústrias podem diminuir significativamente os seus custos de produção ao adotar a energia solar.
  • A geração própria de energia reduz a dependência das concessionárias e os impactos das variações tarifárias.

Contribuição para o meio ambiente

  • A energia solar é uma fonte limpa e renovável, não emitindo gases poluentes. Inclusive, isso é um ótimo fator para empresas adotarem energia renovável dentro de suas operações. Essa atitude contribui para a sustentabilidade da empresa, reduzindo significativamente as contas de consumo de energia elétrica. Ao optar por energia solar os consumidores contribuem para a preservação do meio ambiente e a redução das mudanças climáticas.

Oferecer dicas para a base de clientes

Algumas práticas também são importantes para quem já possui um sistema solar. Sua empresa pode oferecer dicas e manter o contato para estreitar esse relacionamento com as pessoas que já compraram a sua solução. Anote algumas dicas que preparamos para você:

Faça o monitoramento do consumo do cliente

  • Acompanhe o consumo de energia para otimizar o uso do sistema. Isso mostra a sua preocupação com o cliente que já instalou um projeto solar com você, fazendo com que ele o indique para novos clientes interessados.
  • Identifique possíveis desperdícios e faça algumas sugestões para ajustes de hábitos.

Ofereça a manutenção regular dos painéis solares

  • A limpeza periódica e inspeção dos painéis solares é de extrema importância para garantir  eficiência.
  • Mantenha os componentes em bom estado.

Esteja aberto às inovações

  • Esteja por dentro e acompanhe as novidades do mercado solar. Ter total conhecimento sobre o seu produto e serviço e as atualizações que ele sofre pode ser um diferencial não só para conquistar novos clientes como também para fidelizar os que já fecharam negócios com você.
  • Esteja disposto a atualizar seu sistema conforme surgirem melhorias no mercado.

Como sua empresa pode aproveitar o dia do Consumidor 

Veja algumas dicas que preparamos para a sua empresa de energia solar celebrar essa data:

Crie campanhas de conscientização

Aproveite a data para divulgar informações sobre a importância da energia renovável. Aproveite para alcançar pessoas  que ainda não conhecem os benefícios de  se ter energia solar. Aproveite para engajar a sua empresa nas redes sociais, compartilhando conteúdos relevantes sobre o seu produto e serviço.

Organize eventos locais

Se possível, realize Workshop ou palestras em sua comunidade para interagir com o público que pode ser um possível interessado no assunto. Desta forma, você promove a energia solar como sendo uma escolha inteligente.

Incentive a adesão

Reative o contato com os leads do CRM, amigos e familiares sobre a instalação de sistemas solares. Aproveite para mostrar como eles também podem se beneficiar. Este também é o momento para estreitar relacionamentos e fazer a nutrição de possíveis interessados em seu negócio. 

Gostou das dicas?
Conte para nós aqui nos comentários algumas estratégias que gostou ou gostaria de utilizar em datas como essas.

Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalides e criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

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