O primeiro passo para ter sucesso em sua estratégia de vendas de energia solar é definir o seu público-alvo. Somente entendendo o perfil dos clientes que você deseja atingir, será possível se comunicar de forma eficiente e obter os melhores resultados.

Na energia solar, isso envolve compreender tanto as características demográficas e socioeconômicas dos consumidores quanto as suas necessidades em termos de consumo de energia.

Mas antes de começarmos, você sabe o que é público-alvo?

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O que é público-alvo?

Público-alvo é um grupo de pessoas com interesses e características em comum que têm mais chances de comprar o seu produto ou serviço.

No caso da energia solar, isso pode incluir donos de residências, empresas que buscam reduzir custos, propriedades rurais ou até condomínios.

O público-alvo serve principalmente como base para o marketing, na hora de criar estratégias e campanhas de divulgação eficazes.

Por que é importante definir o seu público-alvo?

Ter os melhores painéis solares, um serviço de instalação de qualidade e preços competitivos não serão suficientes se você não estiver se comunicando com as pessoas certas.

Hoje, é muito mais eficiente se concentrar na qualidade do que na quantidade de pessoas alcançadas. Focar nos segmentos certos evita desperdício de tempo e recursos, aumentando as chances de conversão.

Por exemplo, não faria sentido oferecer um sistema de carport solar para um consumidor residencial ou um sistema de baixa capacidade (kWp) para um cliente industrial, certo?

Como definir o público-alvo da sua empresa de energia solar

1. Conheça o seu produto e o seu negócio

A primeira etapa é olhar para o seu produto e identificar quem mais se beneficiará com ele.

Suponhamos que o carro-chefe da sua empresa seja o carport solar. O carport é ideal para empresas com grandes estacionamentos, como shoppings ou indústrias, que desejam reduzir custos ou fornecer pontos de recarga para carros elétricos.

Esse conhecimento vai ajudar a identificar o perfil ideal de cliente para o seu produto, permitindo direcionar melhor suas ações.

2. Estude o seu público

Entenda os valores, interesses, estilo de vida e comportamento de compra do seu público, identificando as suas motivações.

Para clientes residenciais, por exemplo, a principal motivação é a economia mensal e qualidade de vida, enquanto no setor comercial a ênfase pode estar no retorno sobre o investimento.

Saiba mais: Por que sua estratégia de vendas solar deve ser diferente para B2B e B2C

3. Analise o mercado e a concorrência

Entender o que seus concorrentes estão fazendo e como o mercado está se comportando também é importante para definir seu público-alvo. Com essa análise, é possível  identificar onde estão as suas oportunidades.

Como atingir o público-alvo da sua empresa

Depois de definir o seu cliente ideal, é hora de chegar até ele. Utilizar a internet é uma boa opção para isso.

Google Meu Negócio

Imagine que alguém esteja buscando por serviços de energia solar no Google e se depare com a sua empresa logo nos primeiros resultados.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite criar um perfil completo com as informações essenciais sobre sua empresa, como localização, dados de contato e serviços oferecidos.

Exemplo do Google Meu Negócio do Luvik. Fonte: Luvik Sistemas.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte da jornada de compra de milhares de consumidores. Você pode utilizar esse recurso para alcançar o seu público-alvo, através de postagens solucionando dúvidas comuns e divulgando seus serviços de forma direcionada.

Se você deseja atingir clientes da zona rural, por exemplo, é interessante compartilhar conteúdos estratégicos sobre o tema.

Ao planejar as postagens, você pode contar com o apoio de ferramentas, como o Luvik Publi, que oferece diversas artes prontas sobre energia solar para você baixar e publicar na suas redes sociais. Entenda como funciona.

Luvik Publi. Fonte: Luvik Sistemas.

Uma boa venda começa a partir do ponto em que você conhece bem quem está do outro lado. Então, não se esqueça de aproveitar essas dicas para aplicar no seu negócio.

Obrigada pela leitura!

Author

Atua no time de marketing do Luvik e gerencia mídias sociais com foco na melhoria constante da comunicação da empresa. Também faz parte da equipe Luvik Leads, auxiliando no impulsionamento de empresas de energia solar.

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