Já sabemos o quão importante é posicionar a sua empresa na internet nos dias de hoje. A presença no digital  auxilia na captação de novas oportunidades de negócios e traz resultados em vendas para a sua empresa.

Se você já faz um trabalho de marketing digital bem feito, focado em captar novas oportunidades, como o tráfego pago, por exemplo, você recebe contatos de pessoas interessadas na sua solução.

Desses contatos, alguns irão se converter em venda e, já outros serão considerados “perdidos”. O lead perdido  chegou até a sua empresa, pois a sua solução pareceu interessante. Porém, por algum motivo, esse lead não estava na etapa ideal de compra. É aí que você deve se perguntar: o que posso fazer para reverter os leads perdidos em clientes satisfeitos?

Neste artigo vamos mostrar algumas estratégias para que você possa trabalhar na tentativa de reverter os leads perdidos em vendas.

O que são leads perdidos?

Todo contato que chega até a sua empresa, seja através de um preenchimento de formulário em uma página de vendas ou por indicação de um amigo, por exemplo, é chamado lead.

Depois de realizar o atendimento com esses contatos, é inevitável que você considere alguns leads dentro do seu funil de negócios como “leads perdidos”, por diversos motivos, como:

– Optou por fechar com a concorrência;
– Insatisfação com atendimento ou outro fator;
– Não se sente preparado financeiramente;
– Não é o perfil de cliente ideal para você;

Para muitas empresas , marcar um lead como perdido pode gerar um certo desconforto. Principalmente quando ele veio de alguma estratégia de anúncios pagos. É nesse momento que passa pela cabeça o pensamento: “Gastei tanto para captar esse lead! Não posso descartá-lo assim!”.

Por isso é importante conhecer e entender como você pode atuar nesses casos para recuperar um lead perdido.

Estratégias para recuperar um lead considerado perdido

1- Verifique o motivo pelo qual o lead foi marcado como perdido

Se você utiliza um CRM, você pode acompanhar a evolução e histórico de contatos realizados para entender tal motivo. 

Esse passo é muito importante para que você e seu time possam identificar se o motivo foi, por exemplo:

  • Lead que não está dentro do perfil ideal de cliente para sua empresa;
  • Pouca ou nenhuma interação durante o contato com a sua empresa;
  • Não apresentou mais interesse no produto ou serviço da sua empresa;
  • Teve algum impedimento financeiro;
  • Melhoria que pode ser realizada dentro da sua empresa, como o processo de atendimento, por exemplo.

Essa primeira etapa é importante para que você possa analisar e definir se vai seguir o processo para recuperar o lead perdido ou se é o momento para “demiti-lo”.

2- Crie uma lista com os leads que vão fazer parte do processo de recuperação


Depois de analisar e entender o motivo pelo qual você marcou um lead como perdido e está ciente de que vale a pena iniciar o processo de recuperação desse contato, é importante criar uma lista com os escolhidos.

Deste modo você conseguirá entender como agir com cada um, de acordo com os motivos que não o fizeram prosseguir para o fechamento da venda inicial.

3- Retome o processo de contato através de novas abordagens

Tendo uma lista em mãos, é hora de colocar a mão na massa.

Caso você deseja reaquecer um lead perdido, você precisa encontrar uma maneira de contato que crie conexão de modo com que ele se sinta atraído novamente pela oferta.

Existem diversas formas de retomar o contato com um lead perdido, como ligações, envio de mensagens via Whatsapp ou e-mail com uma promoção ou  uma mensagem informativa sobre benefícios do seu produto ou serviço que ele ainda não conheça.

Caso o seu lead perdido seja uma empresa, comércio ou indústria, você pode optar por uma visita presencial. Com essa atitude demonstra que você se preocupa em manter uma parceria e bom relacionamento com ele.

Nesta etapa, é necessário que você tenha total atenção ao modo de interação do lead que você quer recuperar, pois só assim, você vai conseguir identificar se ele vai permanecer na sua lista de nutrição de contatos ou não.

Treinamento O segredo dos anuncios

Dica extra:
Lembre-se que o importante é criar um método de comunicação que faça com que esse lead volte a querer ter um bom relacionamento com você e sua empresa. Dessa forma, mesmo que ele não feche a venda neste momento, ele pode indicá-lo para outros contatos devido ao bom atendimento e cuidado que teve por parte da sua empresa.


4- Acompanhe o seu desempenho e se preciso  atualize a sua lista de contatos

Depois de aprender como fazer a abordagem a fim de recuperar um lead perdido e ter colocado em prática as dicas que passamos, é importante que você acompanhe o seu desempenho. Para isso, planeje metas e indicadores para acompanhar a sua evolução a fim de identificar onde está o problema e ir em busca da solução.

A taxa de recuperação leads considerados perdidos pode ser considerada um indicador de sucesso para a sua empresa, auxiliando na diminuição dos custos e aquisição de novos clientes para a sua empresa.

Mas, se após fazer diversas tentativas de recuperação com foco em entender os interesses reais de cada cliente, você perceber que não está tendo um bom retorno em relação ao engajamento desses contatos, pode ser o momento de fazer uma renovação da sua lista e retirar esses contatos. Mantenha em sua lista somente contatos que possam vir a ter um real interesse no seu produto ou serviço.

Conclusão:
Seguir um conjunto de estratégias para recuperar um lead perdido, com certeza, impacta nos resultados da sua empresa. Sabemos que o custo e tempo para adquirir um cliente novo é muito maior do que recuperar um cliente perdido.

Foque em diminuir ao máximo a rejeição dos produtos e serviços da sua empresa. Quanto mais clientes satisfeitos você tiver, menores serão os seus custos de captação de novos clientes.

Aproveite e deixe nos comentários a sua opinião sobre esse tema e se você já aplica em sua empresa.

E se você está em busca de captar novas oportunidades de negócio para a sua empresa, conte com o Luvik.

Author

Atua no marketing do Luvik e coordena o projeto Luvik Leads, onde implementa estratégias para a melhoria dos processos e geração de leads qualificados para o crescimento das empresas do setor fotovoltaico.

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