O mercado de energia solar no Brasil está cada vez mais desafiador, o que significa mais oportunidades, mas também muito mais concorrência. 

Se você sente que sua empresa passa os dias em uma guerra de preços, saiba que existe uma maneira mais inteligente para se destacar. 

A solução é parar de apenas “enviar orçamentos” e começar a construir um sistema que atrai clientes qualificados diretamente para você. Um funil de vendas moderno não precisa ser complicado. Na verdade, ele pode ser o caminho mais curto entre um interessado e uma venda fechada. 

A seguir, vamos detalhar 5 etapas práticas para você criar um funil eficiente, usando iscas digitais para levar seus clientes até um simulador solar que trabalhe por você.

Logo

Você ainda não é cliente do Luvik?

Preencha o formulário abaixo para falar com
um de nossos especialistas.

*Prometemos não utilizar suas informações de
contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Etapa 1: Criando uma “isca” para atrair potenciais clientes

Tudo começa com a “isca”, que nada mais é do que um conteúdo de valor que você oferece para chamar a atenção do seu cliente ideal. 

O objetivo não é vender nada ainda, mas sim oferecer conhecimento e iniciar um relacionamento. Pense nas maiores dúvidas e medos que seus clientes têm antes de fechar negócio. A sua isca, também conhecida como “material rico”, deve ser tão útil para fazer com que o cliente em potencial sinta que precisa dela.

Mais ideias para iscas digitais (materiais ricos):

  • E-books ou guias: “Guia completo de financiamento para energia solar”, “Entendendo a nova lei 14.300: o que muda para você?”, “O manual definitivo para escolher o melhor equipamento solar”.
  • Checklists: “Checklist de 10 pontos: sua empresa está pronta para a energia solar?”, “Documentação necessária para homologar seu projeto”.
  • Vídeos curtos: uma pequena aula sobre “Como a energia solar valoriza seu imóvel” ou “Os 3 tipos de painéis solares e qual o ideal para você”.

Você pode escolher as melhores iscas, de acordo com seu público ideal, através de sua experiência com as maiores objeções de cada tipo de  cliente.

Etapa 2: Distribuição do conteúdo

Com sua isca pronta, é hora de distribuí-la nos canais onde seu cliente está.

Você não precisa estar em todos os lugares, mas sim nos lugares certos. A mensagem é simples: “Preparei um material gratuito que vai te ajudar a entender X. Clique no link para acessar”.

  • WhatsApp: envie o link da sua isca para contatos que demonstraram interesse prévio. É um canal direto e pessoal.
  • E-mail marketing: se você já tem uma lista de contatos, dispare um e-mail oferecendo seu novo material rico.
  • LinkedIn: ótimo para clientes comerciais (B2B). Publique um post sobre o tema do seu material e coloque o link para o download.
  • Instagram e Facebook: faça posts sobre o assunto e direcione as pessoas para o link na sua bio ou em anúncios segmentados.

Etapa 3: Captura do contato

Aqui está a grande virada na estratégia. Em vez de uma página de captura complexa, o link da sua isca vai direcionar o cliente para um de dois lugares:

  1. Seu site institucional (gerado pelo Luvik): nele, o cliente encontra sua “vitrine” profissional e a principal chamada para ação, uma calculadora solar.
  2. Seu perfil no Instagram: onde o link da bio leva para o seu Luvik Tree. Ali, de forma organizada, um dos links principais será, novamente, o simulador solar.

O simulador é a ferramenta perfeita: ele oferece o valor que o cliente mais deseja (uma estimativa de economia) e, para entregar esse valor, ele precisa fornecer seus dados de contato. Dessa forma, o próprio ato de simular o sistema já qualifica e captura o lead para você, sem atritos.

Simulador solar do site gerado pelo Luvik. Fonte: Luvik Sistemas.

Etapa 4: Qualificação do lead

No momento em que o lead (potencial cliente) preenche os dados e finaliza a simulação no seu site ele tem a opção de “Solicitar orçamento”., eleAo optar por essa opção, ele não vai para uma planilha perdida ou para uma caixa de e-mail genérica. Esse novo contato é criado automaticamente como um lead dentro do seu CRM do Luvik

Ele já chega com as informações da simulação, mostrando exatamente o que ele procura. Isso economiza tempo, evita erros manuais e garante que nenhum interessado seja esquecido.

Etapa 5: Nutrição do lead

Com o lead dentro do seu CRM, o processo de venda estruturada começa. 

Agora sim é o momento de aplicar suas técnicas de negociação, mas com uma vantagem enorme: você já sabe o que aquele cliente precisa. Seu time comercial pode criar tarefas de acompanhamento, registrar cada interação e mover o lead pelas etapas do funil (ex: primeiro contato, visita técnica, envio da proposta).

A proposta comercial, gerada em minutos, chega para um cliente que já interagiu com sua marca, já recebeu uma estimativa e já está “aquecido”, aumentando consideravelmente suas chances de fechar a venda.

Conclusão

Para se destacar no competitivo mercado solar, é preciso ser mais estratégico. Ao invés de competir apenas por preço, comece a construir um funil inteligente. 

Use iscas digitais de valor para atrair seu cliente ideal, direcione-o para um simulador solar que captura e qualifica o lead automaticamente, e gerencie todo o processo de forma organizada dentro de um CRM. 

Essa abordagem não apenas otimiza seu tempo, mas constrói sua autoridade e transforma seu processo de vendas em uma máquina de fechar negócios.

Quer implementar este funil de vendas de alta performance na sua empresa? O Luvik é uma plataforma que oferece todas as ferramentas de forma integrada. 

Crie seu site profissional com um simulador solar de alta conversão, organize seus links com o Luvik Tree, gerencie todos os clientes no CRM e envie propostas comerciais em minutos. 

Fale com um de nossos consultores e descubra o plano ideal para o seu negócio.

Author

Engenheiro Eletricista com especialização em energia solar. Possui experiência de 3 anos com vendas, dimensionamento e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Com o aprimoramento e estudo diário, auxilia o time do Luvik no desenvolvimento de novas funcionalidades e na criação de conteúdos que auxiliam o integrador a gerar mais valor aos seus clientes.

Write A Comment