Uma coisa é fato: como qualquer outro setor, a sua empresa de energia solar precisa conquistar novos clientes para se manter saudável e prosperar.

A internet deixou de ser exclusividade para os negócios online e passou a ser fundamental, inclusive, para os negócios físicos.

É normal recorrer à internet em busca de informações antes de tomar uma decisão e os canais são muitos: Google, Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, site… todos com grande potencial de alcance e conversão.

Se a sua empresa não está presente no momento exato em que os potenciais clientes estão buscando, considere isso como uma oportunidade de negócio perdida.

No artigo de hoje, listamos algumas estratégias para você aplicar e conquistar mais clientes de energia solar através da internet.

Logo

Você ainda não é cliente do Luvik?

Preencha o formulário abaixo para falar com
um de nossos especialistas.

*Prometemos não utilizar suas informações de
contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Fortaleça seu perfil de energia solar nas redes sociais

Você já parou para pensar que as redes sociais são gratuitas? Ou seja, você pode criar uma conta e expor o seu serviço para milhares e milhares de pessoas sem pagar nada por isso. Incrível, não?

Mas é aí que entra um ponto importante: a “briga por atenção”. Com essa facilidade, muitos perfis estão na internet disputando espaço.

E isso não é muito difícil de identificar. Na próxima vez que você acessar uma rede social, repare que em um curto espaço de tempo você é bombardeado por diversos conteúdos em variados formatos (notícias, tutoriais, humor e até receitas) brigando pela sua atenção.

Quanto mais bem organizado e informativo for o perfil da sua empresa, mais atrairá a atenção de potenciais clientes. Os detalhes contam muito:

  • Foto de perfil: utilize o logotipo da empresa ou uma imagem que represente bem a sua marca.
  • Nome de usuário: claro e fácil de lembrar (ex: @suaempresasolar).
  • Biografia/ descrição: breve e objetiva, destacando o que a empresa faz.
  • Informações de contato: e-mail, telefone, site e links para outras redes sociais.
  • Postagens: vídeos explicativos, portfólio, depoimentos de clientes e conteúdo educativo sobre energia solar.

Leia também o artigo: Energia solar: veja 10 sugestões de conteúdos para postar

Exemplo de perfil no Instagram. Fonte: Luvik Sistemas.

Tenha um site profissional de energia solar

Com as redes sociais em alta, ainda vale a pena ter um site?

A resposta é sim, e existe um porquê para isso.

O site institucional funciona como uma vitrine online de uma empresa de energia solar. O principal ponto é que, com um site, as chances do seu serviço ser encontrado no maior mecanismo de pesquisa do mundo, o Google, triplicam.

O site também trabalha em conjunto com outras estratégias. Se você investe em anúncios, pode direcionar os cliques para o seu site, ou pode levar os visitantes do site para suas redes sociais.

Além das informações da empresa, o que não pode faltar é um formulário para captar contatos. Um simulador solar, por exemplo, é uma ótima isca para capturar contatos de forma despretensiosa. O visitante preenche as informações e em troca recebe uma simulação do quanto pode economizar com energia solar.

Simulador do site gerado pelo Luvik. Fonte: Luvik Sistemas.

É comum pensar nos desafios de colocar um site no ar, principalmente na complexidade técnica. A melhor solução para empresas de energia solar já existe: o gerador de site do Luvik.

Com templates prontos e hospedagem gratuita, você só precisa de um domínio próprio (ex: suaempresasolar.com.br). Após a configuração inicial, qualquer alteração no site pode ser feita por você mesmo, sem precisar ser especialista em TI. Personalize textos, cores, feedbacks e adicione fotos dos seus projetos realizados facilmente.

Cadastre-se e saiba mais sobre o site gerado pelo Luvik.

Site gerado pelo Luvik. Fonte: Luvik Sistemas.

Invista no primeiro contato

O perfil da empresa nas redes sociais está organizado, o site com layout bonito está rodando perfeitamente e eis que os primeiros interessados no seu serviço começam a chegar.

Parabéns! A sua “vitrine online” atingiu o objetivo: atraiu e converteu. Mas e agora, quais são os próximos passos?

O primeiro contato com o lead (pessoa interessada no seu serviço) é um fator decisivo para o andamento da negociação. Seja por mensagens de WhatsApp ou ligação, quanto mais rápido você conseguir abordá-lo, melhor será para a sua estratégia, evitando que ele “esfrie”.

Uma boa comunicação logo no início do contato aumenta as chances de avançar para as próximas etapas, como a visita técnica e a elaboração da proposta comercial.

Aqui vão três dicas:

  1. Colete informações: prepare uma lista com perguntas estratégicas para entender melhor o lead, quais são suas necessidades, suas dores e o que motivou o interesse por energia solar.
  2. Escute-o com atenção: dê espaço para que o lead fale.
  3. Gere valor: destaque os diferenciais do seu serviço e mostre como sua solução pode atender exatamente às necessidades dele.

Dica extra: registre as informações coletadas no seu CRM. Isso permite um atendimento mais personalizado nas próximas interações e evita a perda de dados importantes durante a negociação.

Exemplo de anotação no CRM do Luvik. Fonte: Luvik Sistemas.

O sucesso na prospecção de clientes de energia solar pela internet é definido por um conjunto de ações do início ao fim. A análise do público, o posicionamento de marca e a comunicação alinhada fazem toda a diferença.

E você, quais estratégias já aplica na sua empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Author

Atua no time de marketing do Luvik e gerencia mídias sociais com foco na melhoria constante da comunicação da empresa. Também faz parte da equipe Luvik Leads, auxiliando no impulsionamento de empresas de energia solar.

Write A Comment